A Universidade Tiradentes (Unit) promoveu a sua primeira palestra internacional de 2024, mantendo a tradição de convidar professores e pesquisadores de universidades do exterior para dividir conhecimentos com seus estudantes e docentes. Os convidados foram a engenheira de software Júlia Beltrame Piva e o empreendedor Murilo Piva, ambos mestrandos da Harvard Business School, em Boston (Estados Unidos). Eles falaram sobre o tema “Tecnologia, Empreendimento e Inovação: compartilhando experiências de pesquisa e empreendedorismo em Boston”.
A conversa reuniu estudantes e professores de graduação e pós-graduação nas mais diversas áreas de conhecimento, como tecnologia, engenharias, saúde e negócios. Júlia e Murilo, que são do interior de São Paulo, atuam na área de dados e sistemas, dirigindo uma startup de softwares e algoritmos de inteligência artificial para manutenção preditiva de máquinas e equipamentos, com atuação no Brasil, nos EUA e nas Filipinas. A engenheira também é professora-assistente da Universidade de Harvard, onde se especializou nas áreas de deep learning e inteligência artificial, e integra o Harvard Innovation Labs, rede de laboratórios de inovação da instituição americana.
“A Júlia já fez palestra com a gente no ano passado, sobre deep learning, e agora ela esteve aqui presencialmente com o Murilo, para que eles possam conversar com nossos docentes e também conhecer um pouco da nossa estrutura, da nossa identidade institucional, do que fazemos, do que temos a oferecer e trazendo, como sempre, conhecimento para compartilhar com nossos alunos. Pra gente, é mais uma chance de se colocar como uma instituição internacional, que traz conhecimentos de ponta e que são trabalhados e discutidos em todo o mundo”, descreve Júlia Gubert, assessora da Gerência de Relações Internacionais da Unit.
Em uma conversa descontraída, os dois falaram sobre as experiências profissionais e acadêmicas vivenciadas nos Estados Unidos, onde vivem há cerca de cinco anos. A professora conta que procurou mostrar aos estudantes e professores da Unit como estas experiências mudaram a sua vida e lhe trouxeram outras perspectivas dentro da área da inovação. “Quero trazer mais vivências para que os alunos possam também observar esse tipo de entendimento e trazer para cá, aplicar isso no negócio deles. Acredito que eu posso ajudar a transformar a vida das pessoas. Posso ajudar a entender um pouco melhor sobre o mercado, sobre o local onde estamos situados. E espero poder contribuir bastante com as pessoas aqui”, afirmou Júlia.
Os palestrantes também puderam conhecer a estrutura do Campus Farolândia da Unit, em Aracaju, incluindo o Tiradentes Innovation Center, centro de inovação especializado na criação de startups e projetos de inovação na área de educação. “O Laboratório de Inovação causou um impacto extremamente positivo para mim. A infraestrutura desse lugar é incrível”, elogiou Murilo, que além de dirigir a startup de inovação, está iniciando um mestrado em economia e gestão em Harvard. Pretendo trazer uma perspectiva internacional também, desde eles fazerem uma offshore até tentar expandir ali e eventuais startups para lá, que o mercado americano certamente é muito aquecido. Então, para fazer negócio pode ser também muito interessante, de uma maneira de abrir algumas portas ou gerar insights para os estudantes e para a comunidade”, disse.
Para a pesquisadora e professora Patrícia Severino, do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial (PBI/Unit), a vinda dos empreendedores pode trazer modelos e experiências que podem ser aplicadas ou aperfeiçoadas na realidade brasileira. “Eles estão inseridos no ecossistema de Boston e vêm trazer a expertise deles, que pode ajudar tanto para fazer intercâmbio de alunos e professores, ou até mesmo aprofundar a questão das startups, que estamos buscando promover dentro da instituição. Sempre trazem novidades quando a gente pode pegar esses cases de sucesso e vê-los como modelo para os nossos alunos”, destacou.
Fonte: Asscom Unit