Aracaju moderniza administração municipal com oferta digital de serviços públicos

A Prefeitura de Aracaju, de modo a acompanhar o ritmo do mundo digital e das mudanças sociais, vem inserindo inovações que visam garantir desenvolvimento tecnológico e praticidade à administração pública municipal, com a implementação de aplicativos e ferramentas digitais que prestam serviços à população. O principal objetivo das diversas plataformas é atender às demandas dos cidadãos com agilidade e comodidade, podendo solicitar serviços na palma da mão, através do aparelho celular.

Este ano, no mês de março, a gestão municipal lançou o aplicativo SOS Maria da Penha, que é mais uma ação de combate à violência contra a mulher. A ferramenta, que foi desenvolvida em parceria com a empresa de tecnologia 3Tecnos, está disponível para os sistemas Android e IOS e consiste na ampliação do monitoramento das mulheres que são assistidas pela Patrulha Maria da Penha (PMP), da Guarda Municipal de Aracaju (GMA),  órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec).

“É uma ferramenta com utilidade para todas as mulheres, que podem cadastrar seus guardiões, e em caso de alguma ocorrência, se o agressor se aproximar dela, ou se ela estiver se sentindo em perigo, é só apertar o botão SOS Maria da Penha no aplicativo, e pedir o apoio a essas pessoas, que vão saber com exatidão a localização dela”, descreve a coordenadora da PMP, supervisora Vileanne Brito.

Após baixar no aparelho celular, a usuária pode ser auxiliada de diversas formas. Ao acionar o botão de emergência, ela solicita imediatamente os serviços da equipe especializada em atendimento à mulher. Além disso, o aplicativo ainda fornece orientações e informações legais e localização de centros de apoio. Tudo isso garante proteção e segurança às mulheres em situação de vulnerabilidade em Aracaju.

“Ao estar em perigo, ela aciona o botão e em poucos segundos é disparada uma mensagem para os seus guardiões, e eles vão saber com precisão o lugar onde a mulher está. Eles poderão acionar a polícia e também vão se deslocar para onde ela estiver para prestar socorro. Já as mulheres que são assistidas pela Patrulha Maria da Penha, quando apertam esse botão, quem vai ao seu encontro é a própria Patrulha. Elas também podem ver, em tempo real, a localização da viatura que está indo ao seu encontro”, complementa a supervisora.

Outra novidade lançada em março deste ano, foi a nova mascote de inteligência artificial da Secretaria Municipal da Educação (Semed), a Ju, plataforma pioneira em Aracaju que promete revolucionar a forma como os professores da rede municipal interagem com os recursos tecnológicos, proporcionando um suporte inteligente e personalizado nas atividades pedagógicas.

A ideia é que o ensino seja complementado com o mundo virtual, dando auxílio na preparação das aulas, medindo o rendimento escolar e criando estratégias para alunos que estejam com dificuldades. Assim, a rede de educação municipal avança em qualidade e excelência, com a Prefeitura dando o melhor suporte e acompanhamento para os estudantes. 

“Nosso intuito é aprimorar, cada vez mais, os processos de gestão na rede municipal. Os dados obtidos através da Inteligência Artificial da Educação de Aracaju se reverterão na otimização das políticas públicas já existentes e na formulação de novas. Todas elas com foco na aprendizagem e no sucesso escolar dos estudantes ”, declara o secretário municipal de Educação, Ricardo Abreu.

Para integrar ainda mais os aracajuanos no mundo digital, a gestão municipal iniciou o programa Escola Tech, de inclusão digital nas escolas, em dezembro do ano passado. Com o programa, os alunos da rede municipal foram agraciados com a entrega de notebooks com chip para conectividade com a internet. O município fez um investimento de R$ 75 milhões com recursos próprios, que resultou na aquisição de 26 mil equipamentos. O programa também integra a disposição de totens de reconhecimento facial, display interativo nas salas de aula e câmeras de segurança.

Essa iniciativa histórica, segundo o gestor, “coloca Aracaju na vanguarda da educação tecnológica, garantindo que os alunos estejam preparados para os desafios do mundo contemporâneo”. “Consiste em dotar todas as escolas da rede municipal de ensino de Aracaju com equipamentos tecnológicos que possam tanto otimizar a gestão das escolas, quanto transformar a escola em um local mais receptivo e atrativo para os alunos, com melhores condições de trabalho para os professores”, afirma o secretário, sobre o projeto.

Mais uma inovação que a Prefeitura trouxe para o dia a dia dos aracajuanos foi a plataforma multifuncional AjuInteligente, que contempla diversas áreas dos órgãos municipais. Podendo ser acessada tanto por aparelhos desktops quanto por smartphones, a plataforma oferece serviços de urbanização, assistência social, educação, esporte, meio ambiente, saúde e transporte.

A população pode solicitar serviços de licenciamento ambiental, solicitação de alvarás, serviços de assistência social, limpeza de praça, poda de árvore, dentre tantos outros processos disponibilizados no site para facilitar o dia a dia dos aracajuanos. Além disso, o AjuInteligente também disponibiliza os serviços do Procon Aracaju, onde o cidadão pode solicitar e registrar reclamações ou denúncias pela ferramenta com a inserção de documentação pessoal e arquivos digitalizados.

“A virtualização dos serviços, através das nossas plataformas digitais, foi um grande marco na modernização da Prefeitura de Aracaju. Com essa evolução, pudemos dar mais celeridade e segurança aos processos internos de trabalho, evitando o extravio de documentos e garantindo agilidade e transparência nos serviços prestados ao cidadão aracajuano”, diz a secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Michele Lemos.

Na parte da iluminação pública, a gestão municipal disponibiliza o aplicativo gratuito Conecta Aracaju, que permite aos cidadãos solicitarem reparos de pontos de luz que estejam apagados ou com mau funcionamento. O aplicativo é uma das ferramentas de comunicação oferecidas pela Prefeitura, com o objetivo de garantir uma solução eficaz e ágil para questões de iluminação. O Conecta Aracaju está disponível gratuitamente para download na Play Store e permite que os usuários façam solicitações a qualquer hora, todos os dias da semana.

Já no quesito do clima, foi elaborada a plataforma Clima Aju, disponível no site da Prefeitura, que monitora o tempo e clima da capital em tempo real, que facilita o acesso da população às informações sobre temperatura, umidade relativa do ar, intensidade da chuva, fases da lua e as previsões do tempo, além de fazer atualizações diárias e perspectiva para o período de até 15 dias.

Saúde no mundo digital

A saúde pública é uma área extensa, com muitas demandas e, por vezes, a população tem dificuldade no acesso de alguns serviços básicos por conta do tempo no dia a dia e burocracias do sistema. Foi pensando nisso que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibilizou o Portal da Saúde em conjunto com o aplicativo “Mais Saúde Cidadão” para os aracajuanos. Com essa plataforma, a população pode realizar o agendamento de consultas, ter acesso ao cartão de vacinação, controle de medicamentos e ver resultados de exames sem precisar sair de casa. O aplicativo está disponível para os sistemas Android e IOS, mais de 50 mil pessoas já se cadastraram na plataforma até o momento. 

Fonte: AAN

Noticias Relacionadas

Categorias

ACESSE TAMBÉM

colunas e artigos

A Pokante No Ar

Aida Brandão

Meio Ambiente

Thiago Carlindo

Redes Sociais

Abrir bate-papo
Povão Jornal 35 Anos
Olá 👋
Em que podemos ajudar?