Me permita Isaac Newton, mas vou ter que parafraseá-lo: “Se eu vou mais longe, é porque estou sob o ombro de Gigantes”. Nesse quesito irei modificar um pouco a sábia assertiva e dizer que ao estar ladeado por Mestres nos tornamos melhores. Maquiavel também costumava asseverar: “A maneira mais fácil de crescer é se cercar de pessoas mais inteligentes que você”.
Pude ter a dadivosa satisfação de estar ao lado de duas grandes personalidades: Dr. Flávio Conceição e Dr. Carlos Alberto Sobral de Sousa. Natural de Salvador/BA, Flávio reside em Sergipe desde 1986. É conhecido pelo coração enorme e palavra dada. Brilhante engenheiro, é astuto especialista nos maquinismos da política.
Profundo conhecedor dos interstícios do poder, se formou em Engenharia Civil (UFRJ). Habilidoso, foi Chefe da Casa Civil por 2 vezes, durante os Gov. João Alves e Albano Franco. Atuou como Diretor do DER/SE com Valadares, donde deixou marca de arguciosa desenvoltura.
Dirigiu o Projeto Nordeste. Foi Secretário de Transportes, Obras e Energia, além do PRONESE. Nomeado Conselheiro do TCE/SE em 2006, foi Presidente do Tribunal (2022/2023). Ao estar com ele, me lembro do estrategista V. Clausewitz que dizia: “Quando você pensa na parte, deve pensar no todo”.
Comentar sobre Dr. Carlos Alberto é falar de um dos maiores juristas vivos em Sergipe e além-fronteiras. Inteligente, é possuidor de aguda sensibilidade. Formado em Direito (UFS) em 1969, foi Promotor Público em Tobias Barreto/SE. Passou pelo MP/SE, além de ter sido Prof. da UFS (1970/1971).
Advogou pela EMURB, donde foi Chefe do Dep. Jurídico e Diretoria Adm. Atuou como Procurador-Geral do Estado (1983), além de ter sido Sec. de Estado da SSP/SE (1983/1986). Do sensato manejo na gestão administrativa, foi nomeado Conselheiro do TCE/SE em fevereiro de 1986. Por lá, foi Presidente da Corte por diversas ocasiões.
Ambos, tratam a todos ao seu redor sem distinção – Atributo raro dos grandes Mestres. Amigos leais, me fazem perceber na prática o significado real da palavra: GRATIDÃO.
Deus é conosco, sigamos juntos queridos!
Por Igor Salmeron