O médico anestesista e coordenador do Núcleo de Anestesiologia do Hospital São Lucas, Enedino Ferreira Silva Filho, recebeu nesta segunda-feira (2) o Título de Cidadão Sergipano em uma cerimônia no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese). A honraria foi proposta pelo deputado Sérgio Reis (PSD), que destacou o trabalho e o compromisso do homenageado com a população sergipana.
O deputado Sérgio Reis ressaltou que Enedino Ferreira se destaca não apenas pela sua competência e dedicação à anestesiologia, mas também pelo seu compromisso com o desenvolvimento humano e o serviço social. “Seu trabalho exemplifica como a profissão pode ser aliada ao serviço comunitário. Com mais de 20 anos de atuação no Hospital de Cirurgia e mais de 40 anos na Fundação São Lucas, onde é médico anestesiologista, além de mais de duas décadas como docente na Universidade Tiradentes, Dr. Enedino tem contribuído de forma significativa para a nossa sociedade. O Título de Cidadão Sergipano é um reconhecimento merecido pela sua valiosa contribuição ao nosso estado. É uma honra tê-lo como um de nós, alguém que escolheu Sergipe para viver e servir”, afirmou Sérgio Reis.
Nascido em Campina Grande (PB), filho de Enedino Ferreira da Silva e Guilhermina de Araújo Silva, Enedino iniciou sua graduação em Medicina na Universidade Federal de Campina Grande em 1976, concluindo-a em dezembro de 1981. Em seguida, ingressou no programa de residência médica em Anestesiologia na Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, onde se especializou.
Após concluir sua especialização em 1983, Enedino recebeu convites para trabalhar em diversos hospitais em Aracaju e foi aprovado no curso de Mestrado na mesma instituição onde realizou sua especialização, concluindo-o em 1988. Desde então, estabeleceu-se em Sergipe e consolidou sua carreira.
“Fico muito feliz e honrado com essa distinção. Sou paraibano, mas estou aqui há 41 anos, trabalhando e criando laços tanto no serviço público quanto no privado. Sou grato por todo o reconhecimento e apoio que recebi ao longo dos anos”, disse médico anestesista, emocionado, ao agradecer a Assembleia Legislativa e o deputado Sérgio Reis. Ele também relembrou suas origens humildes, começando a trabalhar aos nove anos vendendo feijão, coentro e jornais em Campina Grande.
O pai do homenageado, Enedino Ferreira da Silva, de 94 anos, expressou sua alegria: “Estamos imensamente felizes e orgulhosos. Ver o projeto ser apresentado e aprovado é uma grande satisfação para nós, pois somos responsáveis por esse sucesso.”
A Sessão Especial foi presidida pelo deputado Sérgio Reis e contou com a presença do presidente da Cooperativa dos Anestesiologistas de Sergipe (Coopanest-SE), José Eduardo de Assis Silva; o reitor da Universidade Tiradentes (UNIT), professor Jouberto Uchôa de Mendonça; e o coordenador do setor de Cardiologia do Hospital São Lucas e professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Dr. Antônio Carlos Sobral Sousa.