Aluna da EJA conquista sexto lugar em Museologia na UFS

O sonho de ingressar no ensino superior não é exclusividade da juventude, mas de toda pessoa que reconhece a importância de se buscar constantemente o conhecimento. No entanto, é salutar lembrar que na busca pelo conhecimento, não há atalhos. É preciso mergulhar fundo, explorar e aprender com paciência e sabedoria. Foi exatamente isso que fez dona Maria Lúcia dos Santos, 56 anos, aluna formada pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Colégio Estadual Armindo Guaraná, em São Cristóvão. Depois de muito esforço e dedicação, hoje ela celebra seu ótimo desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que lhe garantiu o sexto lugar no curso de Museologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Mãe de três filhos e avó de oito crianças, Maria Lúcia conta que largou os estudos em 1988. “Na época, eu estava cursando o primeiro ano do 2º Grau, no antigo Polivalente de Propriá (atual Centro de Excelência Joana de Freitas Barbosa). Como muitas meninas do interior, preferi me juntar com o meu companheiro e ter meus filhos, em vez de investir na minha formação. O tempo foi passando, me mudei para São Cristóvão e comecei a ganhar a vida como diarista, mas nunca deixei de sonhar com o dia que entraria na universidade”, comenta, emocionada.

Trinta e quatro anos se passaram até que em 2022, numa das longas conversas que tinha com o cliente de faxina e amigo, o professor Cássio Murilo, o sonho voltou a aflorar. “Lembro-me de como se fosse hoje, ele pegou o computador e garantiu a minha vaga na EJA, pela internet. Depois eu fui à escola para levar os documentos. Tive que refazer a 1ª série porque fazia muito tempo que eu havia deixado a escola. Em 2023, consegui concluir a 2ª série e a 3ª série do Ensino Médio”, explica Maria Lúcia.

Com a EJA concluída, Maria Lúcia pôde, finalmente, se inscrever no Enem e seguir sua trajetória formativa. “Foi muito bom ter concluído o Ensino Médio. Teve até formatura, com direito à beca e a fotos com a família. Foi tudo muito lindo! Com essa etapa concluída, eu pude me inscrever no Enem. Confesso que a prova não foi tão difícil quanto eu esperava, mas eu estava muito nervosa”, destaca.

O sonho de Maria Lúcia era cursar Pedagogia e se tornar professora. Porém, a pontuação atingida no Enem não lhe garantia uma vaga nesse curso. Foi, então, que Maria Lúcia, assim como muitos outros candidatos em todo o país, decidiu garantir sua vaga no ensino superior por meio da segunda opção. “Eu gosto muito de novidades, mas também sou apaixonada por História. Então, fiz uma pesquisa e percebi que Museologia pode me oferecer as duas coisas: a história que existe por detrás de um objeto e a novidade que cada exposição nos oferece. Estou muito feliz com a minha conquista e ansiosa para começar os estudos, agora em nível superior”.

Maria Lúcia é a primeira da família a conseguir esse grande feito. “Não sei se servirei de inspiração para os meus filhos, pois já são adultos e têm suas vidas e famílias para cuidar, mas tenho certeza de que servirei de inspiração para os meus netos. Quero que eles tenham orgulho de mim e lembrem-se sempre: o conhecimento é a maior riqueza que se pode acumular”, finaliza a mais nova universitária.

Fonte: Secom

Noticias Relacionadas

Categorias

ACESSE TAMBÉM

colunas e artigos

A Pokante No Ar

Aida Brandão

Meio Ambiente

Thiago Carlindo

Redes Sociais

Abrir bate-papo
Povão Jornal 35 Anos
Olá 👋
Em que podemos ajudar?