Na tarde dessa segunda-feira (14), a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe-ALESE, realizou sessão especial alusiva aos 170 anos da Capitania dos Portos de Sergipe – CPSE, sediada na avenida Ivo Prado, onde cumpre sua missão institucional e jurisdicional nos 250 km de vias navegáveis e 163 km de litoral sergipano.
O deputado Luciano Pimentel, presidindo a sessão, destacou o legado de serviços da CPSE, por quase 2 séculos desempenhando um papel relevante, na segurança da navegação, salvaguarda da vida humana no mar e prevenção da poluição hídrica, garantindo que nossas águas permaneçam seguras e protegidas para todos que delas dependem, seja para atividade econômica ou lazer.
O capitão dos Portos de Sergipe, enfatizou que a Capitania é responsável por cumprir e fazer cumprir as legislações nacionais e internacionais na regulação do tráfego marítimo, fluvial e lacustre.
Informou que a CPSE tem hoje um efetivo aproximado de 100 militares para desempenhar ações preventivas, repressivas, fiscalização, registro de embarcações (habilitação, compra, transferência), patrulhamento e inspeções nas plataformas, atividades náuticas, e obras às margens de rios e do mar.
Comprometida com o ensino profissional marítimo, disse também que a CPSE capacita tripulações dos órgãos públicos que utilizam embarcações; e disponibiliza cursos gratuitos, mediante inscrição e processo seletivo, para a comunidade sergipana, no qual a pessoa sai habilitada para o mercado de trabalho, dentro da qualificação ofertada.
Disponibiliza serviços médicos e hospitalares para os pensionistas inativos da marinha; realiza Ações Cívico Sociais, nas comunidades pesqueiras no interior do estado, com registro de embarcação, habilitação e atendimentos médicos à população carente. Executa Projetos Sociais, a exemplo do PROFESP – força no esporte, apoiando uma escola municipal com atividades esportivas educativas no contraturno da aula.
Finaliza seu discurso com uma mensagem da tripulação para a sociedade sergipana: “Nós acreditamos no que fazemos, executamos com disciplina e profissionalismo a nossa tarefa, tentamos fazer o melhor dentro dos meios que nós possuímos”.
A mesa, foi composta pelo capitão dos Portos de Sergipe, capitão de Fragata Alexandre Almeida Gomes Ferreira; comandante do 28º BC, TC Ricardo Pereira Barreto; comandante do Destacamento do Controle Aéreo de Aracaju, capitão Paulo Lacerda de Almeida; Comte do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Cardoso; superintendente da ABIN, Raphael Grisi, e do Presidente da Soamar/SE Getúlio Sobral Neto. No plenário, autoridades, convidados e membros da Sociedade Amigos da Marinha em Sergipe. Nas galerias, oficiais da marinha, do exército e integrantes da Banda de Música do Exército.
Glezivan Cardoso – DRT 715/SE
Acrizio Campos – DRT 2813/SE