No próximo dia 10, a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) realizará uma sessão especial para conceder o Título de Cidadania Sergipana ao comandante do Exército Brasileiro, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva. A honraria é uma iniciativa do presidente da Alese, Jeferson Andrade, e a cerimônia começará às 11h.
O general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva nasceu em 29 de setembro de 1960, na cidade de São Paulo (SP), filho de Clibas Ribeiro Paiva e Maria da Conceição Miné Ribeiro Paiva. Ingressou no Exército em 3 de março de 1975, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército em Campinas (SP), e foi declarado aspirante a oficial da Arma de Infantaria em 12 de dezembro de 1981. Desde 31 de julho de 2019, ocupa o posto de general.
Sua formação inclui cursos de Formação, Aperfeiçoamento e Comando e Estado-Maior, além de especializações como Básico Paraquedista, Mestre de Salto e Precursor Paraquedista, e cursos de Salto Livre e Comunicação Social. Também possui um Curso de Especialização em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas.
Foi nomeado Professor Honoris Causa pela Academia de Guerra do Exército do Equador e recebeu o Distintivo de Comando e Estado-Maior daquele país. Atuou como palestrante em diversas instituições de ensino, como o Instituto Rio Branco e o Colégio Interamericano de Defesa.
Sua carreira militar inclui posições como oficial subalterno e comandante de companhia em batalhões de Infantaria em Santa Maria (RS), Rio de Janeiro (RJ) e Cascavel (PR). Foi instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), subcomandante da Companhia de Precursores Paraquedista, ajudante de ordens do presidente da República e assessor militar no Exército do Equador. Entre suas missões operacionais destacam-se o subcomando do Batalhão de Infantaria de Força de Paz do 7° CONTBRAS no Haiti e o comando da Força de Pacificação da Operação Arcanjo VI no Rio de Janeiro (RJ).
O general comandou várias unidades e órgãos importantes, incluindo o Batalhão da Guarda Presidencial, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército, a 2ª Subchefia do Comando de Operações Terrestres, a 11ª Brigada de Infantaria Leve, a Academia Militar das Agulhas Negras, o Gabinete do Comandante do Exército e a 5ª Divisão de Exército. Também chefiou o Departamento de Educação e Cultura do Exército. Atuou como Comandante Militar do Sudeste entre 15 de abril de 2021 e 21 de janeiro de 2023 e assumiu o Comando do Exército Brasileiro em 21 de janeiro de 2023.
O general Tomás Miguel Miné foi condecorado com diversas honrarias, incluindo o Distintivo de Comando Dourado, as Ordens do Mérito Militar, da Defesa, Naval, Aeronáutico, Judiciário e do Ministério Público Militar, além de medalhas nacionais e internacionais, como a Medalha Militar de Ouro com passador de platina e a Medalha Marechal Trompowsky com passador de ouro.
É casado com Márcia Cristina Schoeller Borges Ribeiro Paiva, com quem tem quatro filhos: Marcela Helena, Tomás Filipe, Anna Gabriela e Tomás André.