Adesão de Sergipe ao ‘Acredita no Primeiro Passo’ fortalecerá políticas da Assistência Social

O Governo do Estado deu mais um importante passo para fortalecer as políticas públicas direcionadas à Assistência Social ao assinar o protocolo de adesão do programa federal ‘Acredita no Primeiro Passo’, em cerimônia realizada na sexta-feira, 16, com a presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, e do presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara. Na oportunidade, foram apresentados os editais sociais do BNB 2024 e anunciados novos repasses do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) ao Banco do Estado de Sergipe (Banese).

A secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), Érica Mitidieri, que acompanhou a assinatura do protocolo de intenções referente à adesão ao ‘Acredita’, destaca que a iniciativa visa promover a inclusão socioeconômica de pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e em programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, por meio da oferta de ações de apoio e incentivo ao empreendedorismo.

Durante o discurso, o ministro Wellington Dias destacou o trabalho do Governo de Sergipe como um dos estados com a maior redução da insegurança alimentar, que tem apresentado importantes avanços na gestão da Assistência Social. “Este ano, comemoramos a saída de 9,6 milhões de pessoas da condição de extrema pobreza no país. E isso é resultado de ações e programas, aliados à retomada do crescimento da economia, com geração de emprego e renda. Ao alcançar as pessoas em insegurança alimentar, é preciso garantir que elas também possam crescer, ter uma oportunidade através do emprego, do empreendedorismo. Este é o caminho!” declarou. 

Complementando a fala do ministro, o governador Fábio Mitidieri destacou a execução do programa ‘Prato do Povo’, que em um ano já beneficiou mais de 27 mil famílias com alimentos oriundos da agricultura familiar. “Em nosso governo, o ‘Prato do Povo’ é um compromisso que demonstra a nossa preocupação com a insegurança alimentar. A fome é um desafio, mas acreditamos que é através da geração de emprego e renda que ela será combatida. E Sergipe está no caminho certo, pois registrou a menor taxa de desemprego desde 2015, segundo dados do Pnad”, relatou.

Com a gestão referenciada a partir de dados positivos da Seasic nas áreas da proteção social e insegurança alimentar, a secretária Érica Mitidieri reafirmou o compromisso da pasta com os sergipanos.“O combate à fome e à insegurança alimentar é uma pauta chave dentro da Seasic. Em nossa pasta, temos vários programas realizados, visando sanar essas questões. Através do programa ‘Acredita’ vamos estimular as pessoas a gerar sua própria renda, através do empreendedorismo”, afirmou.  

Além da adesão do Governo de Sergipe ao ‘Acredita’, foram celebrados contratos com as primeiras clientes sergipanas, em parceria com o Banco do Nordeste. A iniciativa tem o objetivo de promover a autonomia socioeconômica pelo aumento da renda, com valorização do trabalho e das capacidades empreendedoras das pessoas vinculadas ao Cadastro Único.

Fonte: Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias Relacionadas

Categorias

ACESSE TAMBÉM

colunas e artigos

A Pokante No Ar

Aida Brandão

Meio Ambiente

Thiago Carlindo

Redes Sociais

Abrir bate-papo
Povão Jornal 35 Anos
Olá 👋
Em que podemos ajudar?