Com nova pesquisa comparativa de preços, a Prefeitura de Aracaju, através do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), apresenta a variação de valores aplicados para os produtos hortifruti, na capital. A tabela disponibilizada aos consumidores aponta os preços verificados em sete estabelecimentos para 44 itens.
A coordenadora do órgão ressalta que o trabalho visa monitorar o mercado, além de oferecer uma referência de preços aos consumidores. A coleta de dados ocorreu entre os dias 27 e 29 de maio deste ano. “Com esse trabalho, temos o objetivo de promover o consumo consciente, a partir do estímulo à pesquisa prévia de preços”, salientou a coordenadora.
Na tabela, o consumidor pode verificar os valores de 19 frutas. Entre elas, o abacate, que apresentou menor valor de R$ 5 e maior de R$ 9,90, por quilo. Para a banana prata, os valores localizados vão de R$ 4,98 a R$ 11,90, enquanto para a laranja pera os preços vão de R$ 0,75, por unidade, a R$ 5,00, para seis unidades.
No segmento de legumes, verduras e hortaliças foram contemplados 25 itens, entre os quais está a abobrinha, com preços entre R$ 3, a unidade, e R$ 7,78, por quilo. Já para a batata inglesa, os preços vão de R$ 5 a R$9,90, por quilo. A cenoura aparece com preços entre R$ 6,00 e R$ 10,48, por quilo. O tomate cajá consta com preços de R$ 5,00 a R$ 5,90, por quilo.
Atendimento
Para sanar dúvidas ou registrar denúncias, os consumidores podem entrar em contato com o órgão através do SAC 151 e o telefone 3179-6040, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Para o envio de solicitações, também é disponibilizado o e-mail procon@aracaju.se.gov.br.
Para reclamações de forma presencial, na sede do órgão, o consumidor deve agendar o atendimento de forma antecipada no site agendamento.procon.aracaju.se.gov.br ou pelos canais telefônicos.
Registro online
Na plataforma AjuInteligente, disponível no site da Prefeitura de Aracaju, o cidadão pode acessar o novo serviço online ‘Defesa do Consumidor’, no qual encontrará os campos ‘registro de reclamação’ e ‘denúncia’.
Na plataforma, é possível relatar a situação e inserir a documentação pessoal e arquivos digitalizados que comprovem o fato ou que possam auxiliar os técnicos do órgão na análise do caso, como comprovante de residência, RG, contratos, registro fotográfico e de conversas em aplicativos de mensagens, números de protocolo e outros.
Fonte: AAN