Promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE) e pela Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem, aconteceu a 2ª Competição Estadual de Mediação no último sábado (11). A Universidade Tiradentes (Unit) repetiu o feito do ano passado e levou o título de campeã, tornando-se bicampeã da Competição Estadual de Mediação da OAB/SE.
O evento contou com a participação de diversas Instituições de Ensino Superior e escritórios de advocacia. Na ocasião, a Unit ainda venceu em duas categorias individuais: “Melhor Dupla de Mediadores” e “Advogado Destaque”.
De acordo com o coordenador dos Núcleos de Práticas Jurídicas (NPJs) da Unit, professor Jéffson Menezes, essa é uma competição que busca difundir os métodos consensuais de solução de conflitos, com destaque à mediação, envolvendo diversas instituições de ensino superior, escritórios de advocacia e órgãos públicos. “O espaço da competição representa um verdadeiro campo de troca de conhecimento e aperfeiçoamento de técnicas de negociação para os alunos envolvidos. O objetivo é disseminar a cultura da mediação, o que contribui para a ampliação da formação de profissionais qualificados para atuar em mediações em Sergipe e no Brasil”, explica o professor coach da equipe Unit na competição.
Nesta edição, oito equipes foram formadas por alunos de graduação e distribuídas em oito salas simultâneas. “Em cada sala, três equipes competiram, sendo que cada equipe com uma dupla formada por mediadores, parte requerente e seu advogado, parte requerida e seu advogado”, conta Menezes.
Os estudantes foram avaliados por representantes do Tribunal de Justiça de Sergipe por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), do Ministério Público do Estado de Sergipe e da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB/SE.
O reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa, fez questão de receber a turma de destaque na tarde desta terça-feira, 14. “Esse resultado de bicampeã nada mais é do que a atividade prática, além da teoria em sala de aula, que o aluno tem. Estamos muito felizes com esse resultado. E eles também estão muito felizes com a conquista, todos contagiados pelo sucesso do grupo”, reforça o vice-reitor da Unit, professor Uchôa.
A competição
As equipes são formadas por seis a 10 membros e contam com até dois professores coaches que prepararam as equipes para a competição. Cada instituição de ensino superior, escritório de advocacia e órgãos públicos que participaram com seus alunos/estagiários inscreveram apenas uma equipe para representá-los na competição.
A equipe da Unit foi composta por 10 alunos que cursam entre o 3º e 10º semestre do curso de Direito, os alunos foram: Aléxia Guerra Vaz, Ana Vitória Gonzaga de Carvalho, Arthur Souza Fontes Brito, Gustavo Antônio de Santana Menezes, Hélio Tayron Azevedo Nascimento, Júlia Oliveira Assunção, Kledson Novais Rocha, Luíza Leite Samadragja, Naomy Samara Santos, Valeska Rodrigues da Silva. Já os professores coaches da equipe Unit foram professor Jéffson Meneses e professor Nivaldo Moscoso.
“O resultado do bicampeonato da Unit na Competição Estadual de Mediação da OAB/SE se deve à qualidade da formação acadêmica e profissional que nossos alunos recebem da Unit desde o primeiro semestre do curso, à dedicação empenhada por todos os membros da equipe nos treinos para a competição, ao planejamento e estratégias elaboradas por nós, professores coaches, para a preparação da equipe. A contribuição para o aprendizado dos alunos está no ganho para a formação humanística e técnica, pois, os alunos desenvolvem o trabalho em equipe, atuação colaborativa, raciocínio crítico, argumentação jurídica, oralidade, entre outras habilidades e saberes”, revela o professor Jéffson Meneses.
Para o professor Nivaldo Moscoso, falar da trajetória da Unit nessa competição é o reconhecimento de que esse dia é essencialmente histórico. “A Unit foi pioneira no incentivo aos ‘novos’ métodos de resolução de conflitos quando ainda nem se ouvia falar no estado. O curso de Direito da Unit, sem dúvidas, tem grande contribuição no estado pela efetiva e real disseminação da mediação enquanto método adequado de resolução de conflitos. A Unit possui componentes curriculares específicos para mediação de conflitos, por isso, os nossos alunos estão acostumados a simular mediações”, pontua o mediador de conflitos e coach da equipe Unit.
“O título do ano passado poderia nos deixar em um local de conforto, mas isso jamais aconteceu. A preparação da equipe Unit em 2024 foi totalmente diferenciada da de 2023, avançamos em técnicas de negociação e partilhamos experiências com equipes de outras instituições a nível nacional, dentre elas a UFBA, FGV Rio, UFPB, e Unifacs”, celebra professor Nivaldo Moscoso, reforçando que a Unit prepara seus alunos para o que há de novo no mercado jurídico. “Enquanto instituições de ensino superior ainda mantêm uma visão reduzida apenas voltado ao processo judicial, a Unit amplia a visão dos seus alunos para um novo mercado alinhado às necessidades e problemas reais. Na competição nossos alunos foram elogiados pelo avaliadores representantes da OAB, Ministério Público de Sergipe e Tribunal de Justiça de Sergipe. Esses meninos tiveram a oportunidade de desenvolver técnicas práticas de mediação além de uma vasta relação de networking a nível Brasil”, complementa Moscoso.
Mas nada disso seria suficiente sem o empenho e dedicação dos alunos que, de fato, são o maior motivo da vitória. Os alunos veem na competição uma forma de aprender mais sobre a mediação, desenvolver competências e habilidades imprescindíveis para o sucesso profissional. “Esse momento representa uma trajetória de resiliência e ensinamentos para mim, uma vez que o espírito da competição foi aflorado, além da importância de ter conhecido pessoas especiais na trajetória até a vitória. E eu ainda me senti muito agraciado por ter sido coroado com essa medalha de ‘Advogado Destaque’, pois foi fruto de muito esforço e trabalho”, conta o aluno do 9º período do curso de Direito da Unit, Souza Fontes Brito. “Por fim, queria externar minha gratidão aos professores, Nivaldo e Jéffson, que foram verdadeiros heróis no ensino e não mediram esforços para nos ajudar a alcançar essa vitória”, finaliza.
Além disso, a visibilidade que a competição traz para os alunos é algo que os incentiva a participar, pois isso estará incorporado ao currículo de experiências deles para o mercado de trabalho. “Igual ao ano passado, não foi apenas uma mera e simples competição, mas um espaço de oportunidades para evoluirmos enquanto alunos e principalmente como pessoas, pois para sermos profissionais que fazem toda a diferença, é necessário explorar os diversos caminhos que a universidade nos oferece e direciona. Foi um momento de muita emoção, alegria, alívio e sensação de dever cumprido por todo esforço e trabalho árduo que dedicamos para obtenção desse resultado“, conta o aluno do 3º período do curso de Direito, Hélio Tayron Azevedo Nascimento que venceu a categoria de Melhor dupla de Mediadores junto à sua colega Ana Vitória Gonzaga de Carvalho.
Fonte: Asscom Unit