Embora o Rio Grande do Sul esteja longe geograficamente de Sergipe, a Universidade Tiradentes (Unit) entende que não há fronteiras para expressar solidariedade. Por isso, diante da tragédia que acomete a região gaúcha há uma semana, informa que desde o dia (10), das 9h às 21h, os sergipanos contam com mais um ponto de apoio para destinar doações à população gaúcha. O local fica no minishopping do campus Farolândia.
Toda doação faz diferença. Mas antes de destinar os itens, a recomendação é separar as doações por categoria. Por tipo, alimentação, higiene, roupas ou alimentos. No caso de roupas, o ideal é separar por idade e gênero, além de amarrar os pares de sapato. Fazendo dessa forma, facilitará o trabalho dos voluntários que atuam no território gaúcho.
De acordo com o diretor de Relações Institucionais da Unit, professor Marcos Wandir Lobão, essa iniciativa é uma conquista de toda a comunidade acadêmica porque aqui está aglutinado todos os desejos dos nossos alunos, professores e colaboradores: todo mundo com o mesmo sentimento de contribuir com nossos irmãos do Rio Grande do Sul”, afirma.
“É muito importante dizer que não é só a comunidade interna, mas nós também estamos abraçando toda a sociedade, para que aqueles que não conhecem um ponto de doação, possam vir aqui até a Universidade Tiradentes”, conta Wandir.
Vale destacar que, por causa da logística, a Unit restringiu a doação de água mineral, roupas, itens de higiene pessoal e alimentos não perecíveis. “É importante lembrar disso porque os parceiros de logística fazem determinada exigência para que essa doação possa chegar de forma íntegra até o Rio Grande do Sul”, conclui Marcos Wandir Lobão.
Voluntários
Para a estação de solidariedade da Unit funcionar, é preciso da participação em peso da comunidade acadêmica como voluntária. A coordenação de Extensão fez o convite e, prontamente, alunos abraçaram a causa, como foi o caso de Roberto Mateus Mendes. Estudante do 10º período de Engenharia Mecânica, ele não pensou duas vezes.
“Desde quando comecei a ver nos noticiários, o que está acontecendo, sempre estava com aquela vontade, mas não sabia, sinceramente, como ajudar o povo do Rio Grande do Sul, daqui de Aracaju. Aí quando eu vi o Iveson [da Extensão], convidando a gente no grupo, eu disse, ‘pô, é a minha oportunidade’. Aí vim aqui fazer minha parte”, revela.
A jovem Cecília Vitória de Santos Rocha, do 3º período do curso de Psicologia, foi sensibilizada pelo cenário que o sul do país vivencia nos dias de hoje. “O que me motivou a estar aqui hoje é a causa em si. Quando eu vi que aqui na Unit seria ponto de recebimento de doação, eu vim porque preciso ajudar essas pessoas. Porque se eu tivesse na situação deles, eu queria ser ajudada. Então é muito gratificante poder ajudar, até me emocionei separando as coisas”, conta Cecília.
Já a aluna do 7º período de Enfermagem, Camille Pacheco, se tocou com as notícias que viu nos últimos dias. “E como eu tenho um irmão de um ano em casa, imaginei o desespero das famílias de lá que têm criança, diante de tudo que aconteceu. Então, é o mínimo que eu posso fazer é estar aqui hoje. Não tem nada que justifique para não fazer uma ação dessa, né?”, instiga Camille.
Ponto de recebimento
De segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, no minishopping do campus Farolândia, toda a sociedade pode realizar sua doação de água mineral, roupas, itens de higiene pessoal e alimentos não perecíveis.
Todo material arrecadado será levado até o Rio Grande do Sul.
Orientações sobre como doar
- Separar as doações por categoria. Por tipo, alimentação, higiene, roupas ou alimentos. No caso de roupas, separar por idade e gênero;
- Não esquecer de identificá-las;
- Dê prioridade às roupas essenciais, principalmente as roupas de inverno;
- Coloque os itens em caixas/sacolas que podem ser fechadas ou amarradas;
Lembre-se que doação não é descarte, os itens doados devem ser entregues em bom estado.
Fonte: Asscom Unit