O governador Fábio Mitidieri anunciou nesta sexta-feira (26), o reajuste salarial dos servidores públicos que fazem parte dos Planos de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCVs) e das fundações de Saúde. Serão beneficiados com reajuste de 10% os servidores ativos e inativos do PCCV da Administração Geral, do PCCV da Saúde (incluindo o Samu SES) e do PCCV da Engenharia e Arquitetura. Já os e os empregados das fundações de Saúde (FHS, Funesa e Parreiras Horta) serão contemplados com 7,5%.
A medida atinge quase 25 mil servidores ativos e inativos, causando, conforme dados da Secretaria de Estado da Administração (Sead), um impacto anual de aproximadamente R$ 96 milhões na folha de pagamento do Estado. O anúncio reflete o compromisso do Governo do Estado com a valorização dos servidores públicos do Estado e, consequentemente, com o desenvolvimento de uma Administração Pública cada vez mais eficiente no cumprimento de suas funções e na prestação de serviços à população.
“Notícia boa antes de passar o cargo para o deputado estadual Jeferson Andrade. Acabei de assinar Projeto de Lei para reajuste de 10% do PCCV, beneficiando servidores da administração geral de nível básico, médio e superior. Para os servidores das Fundações, o reajuste é de 7,5%. Estamos dando continuidade ao trabalho de valorização profissional dos servidores como fizemos com a retomada da carreira do Magistério e dos servidores do Detran”, destacou o governador, ressaltando que a mesa de negociação com as forças de Segurança Pública está em andamento.
A secretária de Estado da Administração, Lucivanda Nunes, destaca a importância das políticas de gestão de pessoas adotadas pelo Governo de Sergipe em prol da recuperação dos planos de carreira, que contemplam servidores de diversos níveis de escolaridade, de todos os órgãos do Estado. “É diretriz do governador Fábio Mitidieri fortalecer o diálogo com os servidores, focando no processo de estruturação das carreiras e entendendo que a valorização é um dos principais pontos para garantir um serviço público de melhor qualidade ao cidadão”, afirmou.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Sintrase), Diego Araújo, comentou que a gestão tem recuperado a carreira dos servidores da administração geral. “Recebemos com alegria o anúncio dos 10% de recomposição na tabela do PCCV! Entendemos que estamos avançando em relação às perdas após tantos anos de congelamento salarial. Desde 2022, o Estado de Sergipe vem com a política de valorização desses servidores, que sempre tiveram os menores salários. Foi 34,44% em 2022, 10% em 2023 e mais 10% agora em 2024, o que significa dizer que estamos avançando na redução das perdas que foram acumuladas ao longo desses anos. Além disso, reafirma o compromisso do governador Fábio Mitidieri com os servidores da administração geral, compromisso que ele assumiu publicamente e que vem cumprindo”, destacou.
Compromisso
Entre as ações que também refletem esse comprometimento estão a retomada da carreira do Magistério e a manutenção do abono dos professores para o biênio 2024/2025; o reajuste salarial de 30% dos servidores do Detran/SE; e a instituição de uma grande mesa de negociação com os integrantes da Segurança Pública, por meio da criação de uma Comissão Mista de Trabalho para valorização das carreiras.
Fonte: Secom