A Escola de Administração Pública e Gestão Governamental (Esapgese), ligada à Secretaria de Estado da Administração (Sead), anunciou a abertura das inscrições para o módulo básico do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Com um total de 30 vagas disponíveis, as aulas terão início no dia 14 de maio e serão realizadas às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, na sala de aula da Escola de Governo. O curso está previsto para encerrar no dia 20 de agosto, totalizando 80 horas/aula.
Durante o curso, os participantes serão introduzidos aos aspectos fundamentais da Língua de Sinais, abordando sua cultura, história, identidade surda, além de aspectos linguísticos como fonologia, morfologia e sintaxe. Noções básicas de escrita de sinais também serão apresentadas, assim como o processo de aquisição da língua, considerando as diferenças e similaridades com a língua portuguesa.
Para o diretor da Escola de Governo, Wellington Mangueira, o curso está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular o ODS 4 e o ODS 10. “A Libras promove uma inclusão equitativa, garantindo acesso para pessoas surdas ou com deficiência auditiva, reduzindo as desigualdades ao permitir que essas pessoas tenham seus direitos garantidos por meio da comunicação, promovendo um ambiente mais inclusivo e igualitário”, destacou Mangueira.
Interessados podem realizar suas inscrições através do site da Escola de Governo –www.escola.se.gov.br
Fonte: Secom