O Centro de Excelência Atheneu Sergipense, localizado em Aracaju, está se preparando para realizar mais uma edição do Atheneu ONU, que engloba diversas simulações e incentiva o engajamento político juvenil. A realização da edição de 2024 está prevista para o mês de maio e contará com novidades que contemplam simulações realizadas em Língua Inglesa, além do Comitê do Passado, que aborda fatos históricos.
Durante as simulações, cada turma representa um país, para discutir questões globais. Com isso, os alunos de dez turmas das segundas e terceiras séries do ensino médio irão participar. Os países escolhidos pelos alunos foram China, Índia, Japão, México, Estados Unidos, Brasil, Filipinas, União Africana e União Europeia. Cada país é chamado de delegação e representa uma oportunidade de discutir questões globais.
O professor de Sociologia do Atheneu, Yuri Norberto, explica como funcionará o Comitê do Passado. “Vamos relembrar um fato histórico com a presença de personalidades para discutir a temática. Isso estimula o aluno a desenvolver o pensamento crítico, pensando como essas personalidades viveriam se tivessem passado por essa situação”, detalha.
A nova diretora geral do Atheneu ONU, Clara Almeida, sente-se realizada ao fazer parte do projeto. “A minha experiência é mágica, sempre tive interesse por política, e as oportunidades que surgem me motivam a fazer coisas ainda maiores. Sinto muito carinho por tudo que estou fazendo, desde as legendas para as redes sociais, até os discursos. No final de tudo, percebemos o quanto a nova edição é importante para o autoconhecimento como pessoa, cidadã e ativista”, acrescenta.
Clara Almeida conta mais detalhes sobre os preparativos para a simulação. “Estamos preparando muitas coisas novas e interessantes. Contamos com o apoio de uma das turmas do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Sergipe. Os dias de realização do Atheneu ONU serão inesquecíveis”, complementa.
O Atheneu ONU conta com uma nova comissão de estudantes, composta por Jorge Souza, que é o secretário geral, e Clara Almeida, a diretora geral. Além deles, Sthephanie Rodrigues assumiu a diretoria administrativa, e Deraldo Neto faz parte do Alto Comissariado dos Direitos Humanos.
Conquistas do Atheneu ONU
Em janeiro de 2024, o aluno Rafael Gama, do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, foi selecionado para participar de duas simulações das reuniões da Organização das Nações Unidas (ONU): a Harvard Model United Nations (HMUN) e a Yale Model United Nations, nos Estados Unidos da América. Em 2023, o idealizador do Atheneu ONU, Yuri Norberto, representou educadores brasileiros no lançamento do Projeto ‘Escola em Tempo Integral’, em Brasília.
Fonte: Secom