Departamento de Engenharia Mecânica da UFS reinaugura laboratório de informática

O Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Sergipe (DMEC/UFS) realizou, na última quinta-feira (1°), a reinauguração do laboratório de informática. Os novos equipamentos representam um investimento de quase R$ 200 mil e auxiliarão na formação dos estudantes do departamento.

Para o reitor da UFS, Valter Santana, essa aquisição representa uma qualificação dos espaços da instituição para que os alunos possam ter experiências que complementem a formação. “O curso de engenharia mecânica vem trazendo resultados positivos na formação dos nossos alunos e a universidade tem que viabilizar, mesmo na dificuldade orçamentária, ações que sejam estratégicas. Tenho plena certeza que, com esse laboratório, o departamento poderá ofertar um melhor ensino e formar profissionais mais qualificados, que atendam às necessidades e às demandas do setor produtivo. Assim, conseguiremos também fomentar o desenvolvimento”, afirma Valter.

O laboratório foi reestruturado com 30 novos computadores. Além disso, foram adquiridos dois novos softwares: o “Ansys”, referência em simulação computacional; e o “SolidWorks”, para modelagem 3D. Todos os equipamentos e softwares já estão disponíveis para uso.

O chefe do Departamento de Engenharia Mecânica, José Aguiar, destacou que a chegada dos novos equipamentos de alta capacidade de processamento vai impulsionar o aprendizado em várias disciplinas.

“A gente já tinha computadores, mas esses computadores não tinham capacidade suficiente para rodar os softwares, então é um grande avanço. Vamos conseguir modernizar o curso e fazer com que os alunos tenham contato com softwares que são utilizados na indústria, preparando um melhor profissional para entregar ao mercado de trabalho”, explica o professor.

O diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET/UFS), Roberto Rodrigues, também ressalta o benefício desse investimento para alunos de todos os cursos de engenharia da universidade. “A reinauguração do laboratório de informática do Departamento de Engenharia Mecânica é de fundamental importância, porque vai dar qualidade e subsídios para a formação dos nossos alunos de Engenharia Mecânica. E, com sorte, os computadores instalados também abrem perspectiva para outros cursos, para interações e também para a sociedade. Afinal, formamos profissionais para dirigir o mercado”.

As novas aquisições do departamento irão permitir que os alunos se profissionalizem utilizando os melhores softwares da área, aplicados nas melhores universidades do Brasil. Para o estudante Matheus Melo, “as novas máquinas trazem a possibilidade de usar softwares que são mais operados no mercado de trabalho, que requerem mais computação gráfica, fazendo com que consigam simular mais coisas, fazer desenhos em AutoCad, por exemplo, que são mais realistas, mais fiéis à realidade e dando uma grande gama de áreas que podem ser estudadas”.

Durante o evento, também foi apresentado o Plano Estratégico do DMEC (2023-2033), que envolve nove áreas de atuação e tem como objetivo melhorar a qualidade do ensino. “Nós chegamos a nove áreas de educação e colocamos os pontos principais para definir onde queremos chegar. Um dos primeiros objetivos é promover a excelência do ensino, pesquisa, extensão e inovação. Então, devemos melhorar a qualidade do nosso ensino, investir no laboratório e ter professores cada vez mais capacitados, com mais oportunidades de especializações”, afirma o vice-chefe do DMEC, Alexandre Ramos.

Também prestigiaram o evento os pró-reitores de Graduação, Dilton Maynard, de Pós-graduação e Pesquisa, Lucindo Quintans, e de Extensão, Sueli Pereira, o diretor do Centro de Educação Superior a Distância, Péricles Andrade e outros professores do DMEC.

Fonte: Ascom UFS

Noticias Relacionadas

Categorias

ACESSE TAMBÉM

colunas e artigos

A Pokante No Ar

Aida Brandão

Meio Ambiente

Thiago Carlindo

Redes Sociais

Abrir bate-papo
Povão Jornal 35 Anos
Olá 👋
Em que podemos ajudar?