Em seu terceiro final de semana, o Verão Sergipe 2024 desembarcou nas águas do Rio São Francisco neste sábado, 27, no município de Canindé de São Francisco. Uma realização do Governo do Estado, o evento é retomado após dez anos de pausa, sob a perspectiva de movimentar o interior sergipano com atividades culturais e esportivas. A iniciativa é mais uma demonstração do compromisso do governador Fábio Mitidieri com a interiorização das políticas governamentais e, sobretudo, com o fomento ao turismo como ferramenta de geração de emprego e renda, por meio da realização de grandes eventos.
Na busca de consolidar o estado como destino turístico durante a estação mais quente do ano, o Verão Sergipe tem trabalhado o potencial de atividades turísticas dos municípios por onde passa. No caso de Canindé de São Francisco, o turismo já é intrínseco à cidade. No alto sertão do estado, o município é um dos destinos mais procurados pelos turistas de dentro e fora do estado, especialmente pelos Cânions de Xingó, que proporcionam um espetáculo natural para quem os visita. O passeio de catamarã oferece a visualização de formações rochosas, enseadas e ilhas, com parada para banho na Gruta do Talhado. Além disso, em Canindé é possível fazer um passeio pela história e conhecer a Rota do Cangaço, percurso feito pelo grupo de Lampião e Maria Bonita antes de serem encurralados na Grota do Angico.
Com a realização do Verão Sergipe neste final de semana, o potencial turístico do município foi ainda mais explorado, inclusive por turistas do próprio estado. É o caso da estudante Ana Vitória Gois, de 22 anos, que saiu da capital sergipana para participar das competições de vôlei de praia inclusas na programação esportiva do evento, e aproveitou para conhecer Canindé pela primeira vez. “Eu nunca tinha vindo aqui e pretendo conhecer. Vi que tem uma cachoeira aqui perto que queria ir. A gente passou por vários lugares também na vinda, e é muito bom conhecer, saber um pouco mais sobre os ambientes também, a caatinga, o verde. É interessante passear e conhecer mais”, afirmou.
Ao contrário dela, a maquiadora Mônica Melo, 34, de Nossa Senhora das Dores, relatou que já havia visitado Canindé várias outras vezes. Contudo, a sergipana disse que desta vez está aproveitando mais, inclusive por conta da realização do Verão Sergipe no município. “Desta vez estou aproveitando mais, conhecendo mais lugares, e estou amando. Vim passar o final de semana e curtir a festa também. Foi muito bom trazer o Verão Sergipe para cá, porque traz mais turistas para a cidade, e tem vários pontos turísticos lindos para conhecer”, ressaltou.
Assim como ela, o agente de viagens Valmir Júnior, 45, é veterano nos passeios a Canindé de São Francisco. Turista do Rio Grande do Norte, ele contou que estava mais uma vez visitando o alto sertão sergipano e, ao saber da programação de shows do Verão Sergipe, decidiu estender a viagem. “O Velho Chico é um grande encanto, e eu costumo dizer que é realmente um oásis no meio do deserto, porque diante de um cenário como esse, seco, de muito calor, a gente encontra essa maravilha, essa quantidade de água em meio a esse deserto. E com o Verão Sergipe, um evento que vem fomentar cada vez mais o turismo na cidade e trazer renda, estendamos a nossa permanência aqui. Ganha o turista e ganha o estado”, destacou.
Já a professora Heloísa Lorena, 26, do Rio de Janeiro, visitou terras sergipanas pela primeira vez. Ela trouxe as filhas, as pequenas Valentina e Amarílis, para conhecer Canindé de São Francisco, e todas amaram a viagem. “Estou achando bem bonito, muito legal a paisagem. Cheguei ontem e vou ficar o final de semana. Achei interessante a proposta do Verão Sergipe. Estamos gostando muito”, elogiou a turista.
Com 17 anos de experiência na área, a guia turística Zezé Leite, que atua divulgando o circuito Piranhas/AL – Canindé/SE, acredita que o Verão Sergipe veio agregar ainda mais ao potencial turístico do município do alto sertão sergipano. “Nós temos aqui o passeio dos cânions, e como está acontecendo esse festival, o Verão Sergipe, vindo aqui para Canindé de São Francisco, isso atrai bastante os visitantes. Então aqueles que chegam e estão sem informação sobre as festividades próximas, nós, guias de turismo, já passamos toda a programação, e isso acaba atraindo eles”, justifica a especialista.
E não foram apenas os turistas que aprovaram a chegada do Verão Sergipe em Canindé. A empreendedora Pallony Moraes, 33, é proprietária da Arena Play Sports, local onde foi instalada a programação esportiva do evento. Segundo ela, essa foi uma oportunidade de divulgar seu empreendimento tanto entre a população do município como também para turistas. “A gente tem uma expectativa muito grande aqui, tanto de movimentação de pessoas locais quanto de pessoas que vêm de fora, atraídas pelo evento que o governo está trazendo para a cidade. A gente tem em média umas 60 pessoas que participam de jogos com aluguel diário e de quadras durante a semana, que a gente funciona de domingo a domingo, e hoje estamos com um movimento bem diferente, recebendo pessoas aqui que não conheciam e estão tendo o prazer de conhecer o nosso espaço”, considerou.
O Verão Sergipe continua em Canindé de São Francisco neste domingo, 28, com mais atividades culturais e esportivas. Já no primeiro final de semana de fevereiro, dias 2, 3 e 4, é a vez da praia de Pirambu receber o Verão Sergipe, que se estende até o Carnaval do Abaís, em Estância, nos dias 9, 10 e 11.
Verão Sergipe
O Verão Sergipe é realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), em parceria com o Ministério da Cultura, com patrocínio do Banese e Energisa, e conta com apoio das prefeituras de Itaporanga d’Ajuda, Pacatuba, Canindé de São Francisco e Pirambu e Deso.
Fonte:Secom