De autoria do deputado Marcos Oliveira (PL), foi aprovado na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), o Projeto de Lei nº 154/2023, declarando de Interesse Cultural de Sergipe, a Peregrinação de Santa Dulce dos Pobres.
A Peregrinação de Santa Dulce dos Pobres tem como ponto de partida o Povoado Candeias no município de Moita Bonita indo até a cidade de Malhador.
O projeto de turismo religioso de Santa Dulce em Malhador nasceu de uma parceria da Prefeitura com a Igreja Católica, visando fomentar a geração de renda na região. A peregrinação reúne em média cerca de 5 mil fiéis.
Santa Dulce
Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, conhecida como Irmã Dulce ou Santa Dulce dos Pobres, foi uma freira brasileira e santa da Igreja Católica, lembrada por suas obras de caridade e assistência aos pobres e necessitados na Bahia.
Em 1933, no município de São Cristóvão, se tornou freira e dedicou toda a sua vida ao cuidados dos menos afortunados. Após seu falecimento em 1992, em Salvador (BA), os católicos solicitaram à Igreja um reconhecimento oficial por sua notável trajetória.
Em 2001, uma moradora da cidade de Malhador foi acometida por uma grave hemorragia na Maternidade São José em Itabaiana. Devota de Irmã Dulce, ela obteve a cura. Após dois anos de investigações pelo Vaticano, o milagre foi atribuído à intercessão da freira baiana e ela foi beatificada em 2011 pelo Papa Bento XVI. Em 2019, a freira foi canonizada pelo Papa Francisco.
Fonte: Agência Alese