Sergipe avança na valorização do servidor público

Em Sergipe, o ano de 2023 foi marcado por avanços significativos do Governo do Estado, no âmbito da Secretaria de Estado da Administração (Sead). Houve promoção efetivada para os servidores do Plano de Cargos, Carreira e Salário (PCCV); o Estado promoveu 14 concursos públicos, com três já homologados e 11 em andamento; a gestão estadual também garantiu que os servidores recebessem seus salários dentro do mês e pagou o 13º de forma antecipada.

Com relação aos concursos, já foram realizadas as homologações do concurso público da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), com 46 auditores fiscais nomeados; da Polícia Civil, com 80 nomeados, sendo 64 agentes de polícia e 16 escrivães; e da Emdagro, com 55 vagas, sendo 35 para técnico agrícola, 10 engenheiro agrônomo e 10 médico veterinário. Estão em andamento novos concursos públicos, que ofertarão mais de 200 novas vagas, sendo 5 para a Procuradoria Geral do Estado (PGE); 60 para a Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp); 54 para a Secretaria de Estado da Administração (Sead); 55 para a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema); e 6 para a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese). Também estão em vigência os concursos de Delegado de Polícia, Agente de Polícia Penal, Oficial da Polícia Militar, Soldado da Polícia Militar, Oficial do Corpo de Bombeiros e Soldado do Corpo de Bombeiros. 

No centro das ações, estão a Gestão da Política Salarial e Valorização do Servidor, com o fortalecimento do diálogo com diversas categorias; implementação da periculosidade para as forças policiais; retomada da carreira do Magistério; ajuste na carreira do Samu/SES; ajuste da carreira da polícia penal; revisão geral da remuneração dos servidores com 10% para o PCCV e 2,5% para demais servidores; e atuação da Escola de Governo para Capacitação Continuada do servidor, inclusive com cursos de pós-graduação e Francês.

Para a secretária de Estado da Administração, Lucivanda Rodrigues, os avanços para os servidores públicos em 2023 refletem o compromisso do Governo de Sergipe em fortalecer a gestão estadual, com a valorização dos servidores e garantia da eficiência e transparência na administração.

Modernização e atendimento 

Além das conquistas para os servidores, houve avanços em outros segmentos coordenados pela Sead e que também refletem na prestação de serviços ao cidadão sergipano. Um exemplo foi a modernização da gestão de pessoas e controle do gastos para eficiência na administração pública, incluindo iniciativas como a criação da Comissão Mista de Controle de Gastos, revisão da legislação disciplinar e diagnóstico para a implantação da ferramenta de Business Intelligence (BI) para análises preditivas e para definições de novo modelo tecnológico para modernização do Sistema Integrado de Pessoal do Estado (Sipes).

Já a atuação representativa em grupos de trabalho nacionais e os compromissos firmados para sediar eventos importantes evidenciam o relevante papel do estado no cenário nacional. Sergipe representou o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), na 6ª edição da Semana de Avaliação em Escolas de Governo, em Genebra.

O governo foi atuante também no atendimento ao cidadão. No ‘Sergipe é aqui’, coordenou e implementou o sistema Agenda Fácil, desenvolvido pela Sead/Sigac. Esse sistema foi integrado ao governo itinerante, visando sua utilização por todos os órgãos estaduais. Essa integração buscou facilitar e otimizar os serviços oferecidos aos cidadãos.

Em setembro, realizou-se a avaliação técnica e a implementação do 1º Polo de Atendimento do ID-Jovem em Sergipe, localizado no Ceac Parque Shopping. Este polo foi estruturado especialmente para atender às necessidades dos jovens, proporcionando um espaço dedicado a eles para acessarem serviços específicos.

Também foi estabelecida uma parceria entre a Sead, Unit e Receita Federal, resultando na implantação dos serviços do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) em todas as unidades do Ceac. Adicionalmente, foi autorizada a implantação do primeiro Ceac Sertão, em Nossa Senhora da Glória, ampliando a oferta de serviços públicos em novas regiões do estado.

Em 2023, ainda, houve avanços na gestão patrimonial do estado. Foram realizados quatro leilões de bens móveis inservíveis, arrecadando aproximadamente R$ 4 milhões, além da destinação de imóveis aos municípios para melhor aproveitamento e atendimento ao interesse público no âmbito do programa ‘Sergipe é aqui’.

Fonte: Secom

Noticias Relacionadas

Categorias

ACESSE TAMBÉM

colunas e artigos

A Pokante No Ar

Aida Brandão

Meio Ambiente

Thiago Carlindo

Redes Sociais

Abrir bate-papo
Povão Jornal 35 Anos
Olá 👋
Em que podemos ajudar?