A premiação ‘Educadores que Inspiram 2023’ foi realizada nesta quinta-feira (21), no teatro Atheneu, em Aracaju, como parte do ‘Inspire-se’, uma ação da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, coordenada pelo Departamento de Educação (DED). O evento permitiu durante três dias, 19, 20 e 21 de dezembro, a socialização dos trabalhos desenvolvidos e práticas exitosas das escolas da Rede Estadual, no desenvolvimento de boas ações com foco na aprendizagem dos estudantes e na implementação do currículo de Sergipe.
As práticas exitosas são as ações pedagógicas, produtos e entregas com potencial de replicabilidade, realizadas por profissionais e equipes comprometidas com a melhoria contínua da educação pública sergipana, sobretudo aqueles que demonstram iniciativa e capacidade de ser uma referência inspiradora e mobilizadora para a comunidade escolar.
“São exemplos de que, ao longo do ano, os professores, gestores e a comunidade se engajam para pôr em prática atividades voltadas à qualificação da educação. Meus parabéns a todos os envolvidos. Esse é um momento de conhecermos essas práticas e promovermos um intercâmbio entre as escolas”, destaca o secretário de estado da Educação, Zezinho Sobral.
Ao todo, foram 21 práticas inspiradoras trabalhadas no projeto. As ações exitosas foram divididas em três categorias: Excelência em Gestão, Criatividade Pedagógica e Promoção da Equidade, e apreciadas por uma comissão em cada grupo, com destaque para 11 trabalhos. Já as práticas por critério de replicabilidade foram destacadas por etapa / modalidade/ categoria, sendo apresentados dez trabalhos.
O diretor do Centro de Excelência Abdias Bezerra, Gilton Barreto, recebeu a premiação da Sala Temática 03, na categoria Comunidade/Parceria, referente ao projeto ‘Ceab em Ação – Aos Quatro Cantos’, realizado em conjunto com os professores Deidiane Andrade, Edmar Lima, Rosangela Santana e Kátia Santos. “A ideia da nossa ação é ampliar o envolvimento dos nossos alunos e da comunidade com a escola. Foram realizadas apresentações do clube de protagonismo, dança e dinâmicas que estimulam a cidadania e a solidariedade. A união de todas as iniciativas traz a percepção de como a escola pode transformar a vida das pessoas”, afirma.
Com a prática exitosa ‘Retratos de Monte Alegre – Uma imagem que transcende o amor pela nossa terra’, as autoras Martha Melo e Janeilma Costa receberam a premiação voltada para os anos finais do ensino fundamental. As professoras do Colégio Estadual José Inácio de Farias, localizado em Monte Alegre, celebraram a premiação.
“O projeto atua há dois anos, e estamos muito felizes ao sermos reconhecidas no estado de Sergipe. É um projeto rico e dinâmico, que pode ser replicado em outras cidades. Sempre incentivamos os professores para realizarem essa ação. O projeto traz referência ao currículo de Sergipe, já que o aluno é o protagonista principal, realizando pesquisas e criações. Essa premiação representa todos os professores que buscam inspirar os alunos por meio dos projetos”, complementa.
A gestora do Centro de Excelência Santos Dumont, Jeane Carla, venceu a Sala Temática 02, voltada para gestão pedagógica, intitulada ‘Cesd 50 anos’. O projeto possui o objetivo de fazer um resgate histórico da escola em um momento muito especial, diante da entrega da nova infraestrutura do Santos Dumont. “Nós fizemos diversas ações sobre a temática, para despertar o sentimento de valorização. Lançamos o selo de 50 anos para prestigiar a equipe, realizamos ações comemorativas, os alunos realizaram coberturas no Instagram e estão motivados a fazer jornalismo. O projeto teve impacto muito positivo entre a comunidade escolar”, acrescenta.
A diretora do Centro de Excelência Maria das Graças Menezes Moura, Maria Albuquerque, recebeu em nome das autoras Marluci Vieira, Rosemare Torres, Graciele Mota e Lindiane Couto a premiação da Sala Temática 11. Com o tema ‘Ludicidade e Inclusão, voltado para a educação inclusiva’, foram realizadas oficinas com jogos pedagógicos para promover a inclusão com equidade na escola em tempo integral.
Fonte: Secom