A professora Maíra Bittencourt, do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Sergipe, foi nomeada diretora-geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A portaria foi publicada nesta sexta-feira (15), no Diário Oficial da União. Segundo o texto, a professora permanecerá no cargo por dois anos, até 30 de outubro de 2025.
O reitor da UFS, Valter Santana, avaliou que com “a chegada da professora Maíra, a Comunicação da UFS aumentou a sua expressão, dada a sua competência gerencial e técnica, liderando uma equipe igualmente comprometida. Hoje, temos uma Rádio que é referência local e estamos instituindo uma TV que sem dúvida já agrega valor com o que é produzido, dando passos para que a comunicação pública seja referência em Sergipe”.
Para Maíra, “o período à frente da comunicação da UFS foi uma importante etapa da carreira, cheia de aprendizados e oportunidades de aprimoramentos enquanto gestora pública”, disse. Desde agosto, Maíra fazia parte do Conselho de Administração (Consad) da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
“Encaro com muita alegria esse novo desafio e espero contribuir com a consolidação da comunicação pública, trabalhando pela valorização, por meio dos nossos veículos, da educação, da ciência, do desenvolvimento tecnológico, da diversidade cultural e das características regionais, fomentando assim a difusão dos múltiplos sotaques, cenários, sabores e estilos de vida das comunidades que compõe o nosso Brasil”, disse.
Fundada em 2008, a EBC tem por finalidade a prestação de serviços de radiodifusão pública e serviços conexos. Ela é composta, dentre vários outros veículos, pela TV Brasil, Agência Brasil, TVUFS e RádioUFS.
Currículo
Doutora e mestre em Ciências da Comunicação, Maíra Bittencourt está na UFS desde 2019, é professora do programa de Pós-Graduação em Comunicação e do curso de graduação em Jornalismo, e exerceu as funções de Superintendente de Comunicação da UFS, além de presidente do Conselho Editorial. Foi diretora do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom/Andifes) e professora do departamento de Jornalismo na Universidade Federal de Rondônia. Atuou em redações jornalísticas de emissoras de TV, por 10 anos, no Rio Grande do Sul e em São Paulo.
Fonte: Ascom