O sucesso no controle da pandemia de covid-19 está intrinsecamente ligado à vacinação em massa. Entretanto, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) alerta a população em virtude da baixa procura pela vacina contra a covid-19 entre crianças e adolescentes. Para manter a proteção dos aracajuanos, é crucial que esse grupo complete o esquema vacinal.
Larissa Ribeiro, coordenadora de Imunização da SMS, destaca a necessidade urgente de os pais ou responsáveis atualizarem o cartão vacinal de crianças e adolescentes, visto que a procura pela vacina nesse grupo ainda é insuficiente.
“Reforçamos que todas as crianças e adolescentes que ainda não completaram o esquema vacinal contra a covid-19 precisam procurar uma das 45 Unidades de Saúde da Família [USFs] para receber o imunizante. Mães, pais e outras pessoas responsáveis pela criança ou adolescente devem levá-las o quanto antes para garantir essa proteção, pois somente vacinados é possível impedir a evolução para casos mais graves da doença”, ressalta Larissa Ribeiro, enfatizando a importância da apresentação de documento com foto, comprovante de residência de Aracaju e o cartão de vacina durante o ato.
Baixas coberturas
Dados atualizados até a quinta-feira (6) revelam a disparidade entre as estimativas e a realidade da vacinação. Para crianças de 6 meses a 5 anos, a estimativa é de 49.956, mas apenas 18.954 receberam a primeira dose e o número cai para 11.298 na segunda dose.
No público de 5 a 11 anos, 62.091 deveriam procurar a primeira dose, mas apenas 53.590 o fizeram. A situação é mais crítica no reforço, onde apenas 16.645 receberam a dose esperada de 43.093.
No grupo de adolescentes de 12 a 17 anos, a discrepância é evidente: 71.756 estão aptos para receber o imunizante, mas apenas 10.782 foram vacinados.
As USFs oferecem a vacinação de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, para toda a população, com quatro unidades estendendo o horário até as 18h.
Nos shoppings, os pontos de vacinação funcionam de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, para pessoas a partir dos 5 anos de idade.
A SMS destaca a importância da vacinação nesse grupo para alcançar a imunidade coletiva e frear a disseminação do vírus.
Fonte: AAN