Prestes a encerrar o ciclo de 2023, o governo itinerante ‘Sergipe é aqui’ esteve no alto sertão sergipano nesta terça-feira (5). A população de Nossa Senhora da Glória teve à disposição mais de 170 serviços prestados por secretarias, autarquias e órgãos públicos estaduais. O município de Laranjeiras, grande Aracaju, sediará a última edição do programa, prevista para a próxima sexta-feira, dia 15.
Ao longo das edições, o que mais se ouviu da população no ‘Sergipe é aqui’ foi sobre o benefício de contar com a estrutura governamental na cidade. Um dos objetivos do programa é facilitar a vida do cidadão, que normalmente se desloca para Aracaju para acessar serviços púbicos.
A ‘capital do Sertão’, Glória, se tornou também, nesta terça, a capital de Sergipe, com as ações concentradas na Escola Municipal Tancredo Neves. A enfermeira Rita de Cássia levou seus cinco animais para a unidade veterinária Castramóvel, da Superintendência Animal (SupAnimal), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac). Ela disse que, antes do ‘Sergipe é aqui’, se deslocou até Monte Alegre à procura de castração. “Fiz a triagem ontem no Castramóvel para avaliar se os animais estão em boa saúde. Estão liberados para a cirurgia!”, disse, referindo-se às quatro gatas e um gato que tutela.
A superintendente de Proteção Animal, Kitty Lima, também esteve na edição de Glória para acompanhar as ações da unidade móvel. Segundo ela, já foram atendidos mais de mil animais desde a edição de Carmópolis, uma média de 70 por edição. “Quando falamos em atendimentos, nos referimos às consultas, às vacinas, às ações de educação e conscientização da causa animal, e não somente à castração. Em Niterói, no Rio de Janeiro, que é uma cidade-modelo, há uma média de 40 atendimentos por dia, e temos atendido pelo menos 70 a cada edição do ‘Sergipe é aqui’. Já superamos, e muito!”.
Além do Castramóvel, outros serviços muito procurados são os atendimentos de saúde (consultas médicas e exames), emissão da segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, agendamento e emissão da carteira de identidade, acesso à tarifa social da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE) e orientações jurídicas com a Defensoria Pública.
Leite
Destaque na produção leiteira, Nossa Senhora da Glória conta com fabricantes que ostentam o selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), que libera a comercialização em todo o país. Após processo meticuloso de exigências legais, alguns produtores da região estão autorizados a por seus produtos à venda nos supermercados e padarias de todo Brasil.
A Associação Queijeiro Sergipano ainda não alcançou o selo Sisbi, mas participou do ‘Sergipe é aqui’ expondo produtos de fabricação própria, como queijo coalho, muçarela e manteiga, vendidos no comércio local. “Nosso objetivo é comercializar em todo o estado e, futuramente, no país. Por enquanto, nos concentramos aqui em Glória”, informou José Everton, membro da Associação, que recebe o apoio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem). “Nossa Associação tem dois anos, mas nossas atividades têm 20”, completou.
O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão vinculado à Secretaria do Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), auxiliou os produtores com informações de análises sanitárias. “Estamos em uma bacia leiteira. Viemos divulgar a importância da análise de alimentos. Testamos tanto a parte físico-química, a própria composição da informação nutricional de todos os alimentos, como também a parte microbiológica, que revela a qualidade higiênico-sanitária desses laticínios”, explicou a coordenadora do Laboratório de Bromatologia do ITPS,
Karina Leão.
Capital do sertão
Nossa Senhora da Glória é um dos sete municípios do alto sertão sergipano, conhecida como ‘capital do sertão’, por seu desenvolvimento e posição estratégica. O município se destaca também na pecuária, ocupando o primeiro lugar em vacas ordenhadas, e figura em primeiro na criação de suínos. Os principais segmentos que empregam em Glória atualmente são o comércio varejista e de laticínios, segundo estudo do Observatório de Sergipe, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC)
Governo itinerante
O ‘Sergipe é aqui’, programa do Governo do Estado coordenado pela SECC, foi criado com a finalidade de aproximar a gestão estadual da população do interior do estado, com mais de 170 serviços de autarquias, órgãos e secretarias da administração pública estadual.
Fonte: Secom