Saúde sempre em primeiro lugar. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc), promoveu neste sábado (25), a Caminhada Circuito Integrado da Saúde, campanha de enfrentamento a Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Dant), com o tema ‘Sua saúde é o reflexo do seu estilo de vida’. A Carreta do Homem e a Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’ estiveram presentes no evento, realizando exames e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C.
Segundo o secretário da Saúde, Walter Pinheiro, a ação teve o intuito de mobilizar esforços com foco na promoção da saúde, objetivando a sensibilização da população em geral sobre a temática. “Estamos dentro de um contexto bastante atual do cuidado com a saúde e com a qualidade de vida. A ação faz muito sentido, porque estamos abordando doenças como a obesidade, diabetes e hipertensão arterial e, sem dúvida, elas impactam na saúde do mundo inteiro. Nessa perspectiva de prevenção, estamos construindo cada vez mais uma saúde qualificada e de fácil acesso à população”, disse o secretário.
A caminhada, que partiu do farol da Orla da Atalaia em direção ao estacionamento da Cinelândia, foi planejada pela Diretoria de Atenção Primária à Saúde (Daps). Segundo o diretor da Daps, Luan Araújo, o objetivo da ação foi sensibilizar a população para mudanças no estilo de vida para prevenir doenças crônicas. “O circuito integrado da saúde nos deixou muito felizes pela participação efetiva dos grupos de diabéticos, tanto do município de Aracaju, quanto do interior. A sensação é de dever cumprido, fazer com que a nossa Atenção Primária desempenhe o seu papel, enquanto porta de entrada do cuidado”, considerou.
De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes/Regional e diretor técnico do Centro de Diabetes de Sergipe, Raimundo Sotero de Menezes Filho, essa caminhada é a maior do Brasil, quando se fala de prevenção contra o diabetes. “Já realizamos outras caminhadas, mas esta é a primeira que temos o apoio do Governo do Estado, por meio da SES. Isso facilita muito a adesão da população. Conseguimos fazer uma movimentação na cidade de muito sucesso para que as pessoas acreditem que diabetes é um problema de saúde pública e que pode ser, sim, corrigido, controlado e equilibrado”, explicou o médico.
As Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) são responsáveis por mais da metade do total de mortes no Brasil, com destaque para os quatro grupos de causas de morte enfocadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que são as doenças respiratórias crônicas, diabetes, câncer e doenças cardiovasculares.
População
Júlia dos Santos, de 79 anos, é hipertensa, mas toma muito cuidado com a sua saúde. “Eu me descobri hipertensa muito jovem. Desde então me cuido, tomo a medicação e tenho uma rotina de exercícios para o bem da minha saúde. Não é porque eu já tenho, que eu não vou me cuidar. Essa ação é importantíssima, estão de parabéns!, reconheceu.
Já para dona Jovina Barbosa dos Santos, de 65 anos, foi a primeira vez que participou de uma caminhada e se disse muito animada com a iniciativa. “Eu sou diabética e meu médico sempre me indicou a atividade física, só que eu nunca fiz. Hoje tomei coragem, chamei minhas amigas e adorei a experiência. Foi muito divertido e estou me sentindo ótima. Esta é a primeira vez de muitas”, comprometeu-se.