Aracaju promove ações e reforça cuidados de prevenção ao Aedes Aegypti

A Prefeitura de Aracaju vem intensificando as estratégias de prevenção e controle da proliferação do Aedes Aegypti, inseto que pode transmitir diversas doenças. As ações são desenvolvidas principalmente agora, cujas altas temperaturas e a elevada umidade tornam este período do ano o momento propício para a reprodução do mosquito, gerando um ambiente ideal para a eclosão de ovos e o desenvolvimento das larvas.

O elenco de ações conta com campanhas de conscientização, inspeções, mutirões de limpeza e carros fumacê que são implementados em áreas específicas com o objetivo de eliminar os possíveis criadouros do mosquito e reduzir os riscos de propagação de doenças como dengue, zika e chikungunya, transmitidas por ele. Para além disso, ainda há medidas de conscientização da população para que esteja alerta e adote medidas preventivas eficazes junto à gestão pública.

Recentemente, foi divulgado o último Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa), que registrou o menor índice de infestação pelo mosquito dos últimos 20 anos para o mês de novembro. Mesmo assim, as ações de prevenção continuam a ser concretizadas ao longo de todo o ano. O gerente do Programa Municipal de Combate ao Aedes da Prefeitura de Aracaju, Jeferson Santana, destaca que para evitar os impactos do mosquito na saúde é preciso manter o controle da proliferação do inseto.

“Quando tem um aumento na população de mosquitos na cidade, existe uma tendência de as pessoas adoecerem mais. Então isso acaba impactando no serviço de saúde, porque a nossa orientação básica é ao perceber os sinais e sintomas, procurar o posto médico. Se muitas pessoas da cidade começarem a ir para os postos de saúde, para as UPAs, acaba impactando esse serviço. Então por isso é tão importante a gente manter a situação de controle que a gente está atualmente”, disse.

Jeferson Santana destaca ainda que o trabalho da gestão municipal deve ser compartilhado com a sociedade, mantendo cuidados simples como descartar corretamente o lixo, eliminar recipientes com água parada e manter o ambiente livre de possíveis criadouros do mosquito.

“Como estamos falando de um inseto que é extremamente adaptado à condição climática, com favoráveis variantes para o desenvolvimento, isso pode mudar rapidamente. Por isso é tão importante investir em educação, em orientação para que as pessoas fiquem sempre atentas e não deixem a água parada, principalmente nesse período, nessa condição climática que a gente está vivendo e que o mosquito se dá muito bem”, explica. A população deve estar vigilante a todo o tempo, não apenas em casa, mas se estendendo a outros locais, como no trabalho, na escola, nas ruas da vizinhança.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) oferta canais de ouvidoria para auxiliar a população a agendar visitas dos agentes de endemias ou fazer denúncias, através do número 0800 729 3534 ou do e-mail saude.ouvidoria@aracaju.se.gov.br. O contato pode ser realizado ainda através do instagram @saudearacaju. Lembrando que as denúncias podem ser feitas de forma anônima. “Essa parceria da população com os órgãos competentes é muito importante, é um ganho que a gente tem e só as pessoas usarem, ter essa boa vontade de entrar em contato com a gente para que possamos fazer isso”, ressalta o gerente.

Fonte: AAN

Noticias Relacionadas

Categorias

ACESSE TAMBÉM

colunas e artigos

A Pokante No Ar

Aida Brandão

Meio Ambiente

Thiago Carlindo

Redes Sociais

Abrir bate-papo
Povão Jornal 35 Anos
Olá 👋
Em que podemos ajudar?