Os estudantes da rede pública estadual de ensino que conquistarem os dez melhores resultados nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2023 ganharão uma poupança do Banco do Estado de Sergipe (Banese) no valor de R$ 2 mil cada. Além disso, o banco patrocinou a revisão final para o exame, realizada no dia 1º deste mês, no Ginásio Constâncio Vieira, pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc).
Mais de cinco mil estudantes marcaram presença no aulão. O diretor de Tecnologia do Banese, Kleber Dantas, esteve na solenidade de abertura do evento, e não escondeu a felicidade em participar do momento, principalmente por estar representando uma instituição que ao longo das seis décadas de existência investe na educação dos sergipanos.
“Uma das missões do Banese é promover o desenvolvimento socioeconômico e cultural do estado, e investir na educação dos nossos jovens por meio de ações como essa e de diversos outros projetos de cunho educacional. Nosso apoio possibilita que milhares de adolescentes tenham uma melhor formação e garantam um futuro com mais possibilidades. Estamos orgulhosos e felizes”, salientou o diretor.
Sintonia com o futuro
Para o secretário de Estado da Educação e vice-governador de Sergipe, Zezinho Sobral, a presença e parceria do Banese nas ações do Pré-Universitário da rede pública estadual de ensino é motivo de celebração, e mostra o quão sintonizada a instituição está com o futuro do estado.
“Os jovens que participaram do aulão do Enem e que farão o Exame Nacional para ingressar no ensino superior serão os que, futuramente, conduzirão a nossa sociedade, que irão interagir com ela e nos fornecerão o que têm de melhor, sendo fraternos, parceiros e contribuindo, de todas as formas e em várias frentes, para que avancemos socialmente”, declarou o secretário.
Apoio
O apoio do Banese às ações preparatórias para o Enem não passaram despercebidas pelos estudantes. A jovem Alinne Menezes, de 17 anos, estudante da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Gonçalo Rollemberg Leite, em Aracaju, classificou o patrocínio do Banese como muito importante e especial.
“É o banco do nosso estado apoiando as ações educacionais feitas para os sergipanos, isso é especial demais”, afirmou a jovem. Concorrendo a uma vaga para o curso de Medicina, ela garante que estará na disputa para ganhar uma das poupanças que o banco fornecerá aos dez mais bem pontuados no Enem, pois, segundo ela, esse dinheiro fará toda a diferença no início dos estudos.
O pai e a mãe de Alinne trabalham como segurança e comerciária, respectivamente, e durante toda a vida a jovem estudou em unidades da rede pública de ensino. Para ela, o PreUni e o aulão de revisão são auxílios importantes para a preparação rumo à universidade.
“Estamos vivendo um misto de sentimentos: é emoção por estarmos acabando o Ensino Médio e segurança, porque todas as aulas que tivemos foram muito produtivas, todo mundo aprendeu de uma maneira mais leve, e estamos preparados para mais esta etapa”, contou a estudante.
O estudante João Lucas Machado da Silva, 18, aluno do Colégio Estadual Nelson Mandela, também foi aluno do PreUni e participou do evento de revisão. Para ele, que concorrerá a uma vaga para o curso de Ciências da Computação, participar dessa jornada de aprendizagem foi importante para se sentir confiante de que conseguirá um bom resultado. “Esse aulão foi necessário para dar fechamento a todo o processo que foi construído ao longo do ano”, explicou.
Assim como Alinne, ele também garante que se empenhará para conseguir, além da vaga na universidade, a poupança no valor de R$ 2 mil que o Banese dará. “É um valor bem significativo, ainda mais para um estudante universitário, porque tem muita gente que começa a vida universitária sem renda, sem nada. Este prêmio é superimportante”, avaliou.
Revisão final
Durante o aulão do Enem 2023, os estudantes do PreUni tiveram um dia inteiro com aulas de linguagens (artes, inglês, espanhol e educação física, português e literatura); redação; matemática; humanas; e natureza, cujos conteúdos foram repassados pelos professores de forma bem dinâmica e lúdica. O evento também foi transmitido pela TV Aperipê. Profissionais do Programa Acolher também estiveram presentes, promovendo auxílio psicossocial aos estudantes antes do início das provas.
Fonte: Secom