Pré-Caju 2023: mais de 25 toneladas de resíduos são recolhidas após encerramento da festa

Com o término da edição 2023 do Pré-Caju, na Orla da Atalaia, agentes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) deram início a uma grande mobilização voltada à remoção de resíduos e lavagem integral dos espaços públicos do evento, incluindo a extensão da avenida Santos Dumont, por onde desfilaram os trios.

Concluídos os trabalhos, iniciados ainda nas primeiras horas desta segunda-feira, 6, o órgão registrou um saldo de 25,1 toneladas de resíduos recolhidos nos três dias da festa, que contou com o apoio logístico da Prefeitura de Aracaju.

O total de resíduos coletados está dentro da média prevista pela Emsurb. Na comparação por dia, a quantidade maior de lixo foi registrada no domingo (5), com 60% do total de materiais recolhidos. Já a iniciativa ‘Pré-Caju Recicla’, uma parceria da Emsurb com a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care), rendeu um montante de 1,8 toneladas de itens como plásticos e latinhas, ajudando a incrementar a renda de catadores que atuam no setor.

Operação

Para que todo esse volume de materiais fosse coletado no menor tempo possível, as frentes de trabalho começaram ainda na noite de domingo, 5, logo após o último trio deixar o ponto de concentração. As tarefas entraram no período da madrugada, com cerca de 200 agentes envolvidos. Já pela manhã, pouco mais de 220 profissionais executaram a finalização dos serviços de limpeza, integrando o serviço de pintura de guias e a limpeza de ruas adjacentes.

A lavagem foi outro ponto priorizado na lista de atividades pós-evento. Nas áreas onde estavam alocados os banheiros químicos, a Emsurb efetuou a higienização completa do piso, utilizando sabão anti-bactericida. Trechos da avenida Santos Dumont também foram integrados ao cronograma.

“Entregar a orla totalmente limpa e higienizada já pela manhã foi um dos principais objetivos, justamente para o turista e o munícipe que vem fazer sua caminhada, pedalada ou curtir a praia. Além da orla e calçadão, a Emsurb mantém equipes atuando no gadanhamento e na remoção de resíduos da faixa de areia, complementando com a máquina saneadora, que faz um trabalho ainda mais minucioso”, pontua o presidente da empresa municipal, Bruno Moraes.

Reconhecimento

O resultado do trabalho coordenado pela Emsurb e executado de forma estratégica e antecipada foi acompanhado por frequentadores como Marylane Araújo, que logo cedo curtia a praia ao lado da filha e do sobrinho.

“Essa foi a melhor surpresa. Depois de uma grande festa como o Pré-Caju, eu imaginei que estaria tudo uma bagunça. E aí quando cheguei aqui já vi a avenida toda limpinha, tudo sendo organizado. A festa foi maravilhosa e achei sensacional que conseguiram unir as duas coisas. Até pensei em passar direto e ir para a Praia do Mosqueiro, mas quando vi que já estava tudo limpo, sem lixo, decidi ficar por aqui mesmo”, compartilha.

Fonte: AAN

Noticias Relacionadas

Categorias

ACESSE TAMBÉM

colunas e artigos

A Pokante No Ar

Aida Brandão

Meio Ambiente

Thiago Carlindo

Redes Sociais

Abrir bate-papo
Povão Jornal 35 Anos
Olá 👋
Em que podemos ajudar?