SMS orienta como manter a saúde durante os três dias de folia no Pré-Caju

Saúde

Neste final de semana todos os caminhos levam para o Pré-Caju, a maior prévia carnavalesca do Brasil, que acontece até o domingo (5). Para que aracajuanas e aracajuanos aproveitem a festa com segurança e sem riscos à saúde, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) orienta foliões sobre alguns cuidados que devem ser tomados antes e durante o evento.

Pessoas com sintomas gripais devem evitar aglomerações, portanto ficar em casa é o primeiro passo para se recuperar de uma possível gripe ou resfriado. Aquelas que a imunidade está em dia e não apresenta sintomas, antes mesmo de sair de casa, devem lembrar que o calor está intenso, pois com a proximidade do verão as temperaturas são mais elevadas.

O coordenador médico da Rede de Atenção Primária da SMS, Samuel Rodrigues, orienta que a escolha do que vestir para ir à orla durante os dias de folia é importante para amenizar o calor provocado pela aglomeração e as altas temperaturas.

“Está se aproximando o verão e devemos tomar alguns cuidados tais como alimentação, hidratação, proteção solar e vestimentas. Quem vai curtir o Pré-Caju precisa escolher as roupas mais leves possíveis, de preferência com malhas finas. Além disso, usar tênis previne cortes e protege os pés e dedos. É importante também a utilização do protetor solar para evitar insolação e queimadura”, orienta o médico.

Outras preocupações são com a alimentação e a hidratação, explica Samuel, já que comidas mais pesadas, a exemplo de frituras, feijoadas, entre outras, causam inchaço abdominal ou a sensação de estar mais pesado após essas refeições. No caso das bebidas, o consumo de álcool deve ser moderado e a ingestão de água considerada entre um momento e outro para manter a hidratação do corpo, evitando futuros prejuízos que virão no dia seguinte, como uma dor de cabeça forte, por exemplo.

“É ideal o consumo de bastante frutas e uma alimentação leve para não se sentir cheio, como as pessoas costumam dizer, com o estômago grande e inchado. Comidas como frango na chapa, macaxeira, batata doce são boas opções, e para quem não abre mão do arroz, é interessante consumir pequenas quantidades. Durante o percurso, a água é indispensável e a dica tanto para comidas e bebidas é não exagerar em nada”, conclui Samuel.

Fonte: AAN

Noticias Relacionadas

Categorias

ACESSE TAMBÉM

colunas e artigos

A Pokante No Ar

Aida Brandão

Meio Ambiente

Thiago Carlindo

Redes Sociais

Abrir bate-papo
Povão Jornal 35 Anos
Olá 👋
Em que podemos ajudar?