O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicará neste domingo (5), a primeira parte da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. A segunda parte será aplicada no dia 12. Dados divulgados pelo Inep revelam que, em Sergipe, mais de 65 mil pessoas estão inscritas no Enem 2023. Deste total, aproximadamente 12 mil são estudantes da rede pública estadual de ensino que prestarão suas provas em 175 locais espalhados por 34 municípios sergipanos.
Nesse primeiro dia, os candidatos irão responder a 90 questões objetivas sobre Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação dissertativa argumentativa de até 30 linhas. No segundo dia serão realizadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias.
“As nossas escolas vêm preparando os alunos desde o início do ano letivo. Fizemos um planejamento de aulões, simulados e de revisões que permitiram uma preparação de qualidade. Tenho certeza de que nossos estudantes estão capacitados para darem esse importante passo para o futuro e de que o resultado será um sucesso”, afirma o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral.
Sergipe em números
Dos participantes sergipanos, 71% (46.548) são isentos da taxa de inscrição e 29% (18.990) pagaram a taxa. A participação gratuita no Enem é prevista para pessoas que se enquadram em, pelo menos, um dos seguintes perfis: matriculados na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2023), em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar; quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada; pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).
As mulheres são maioria e equivalem a 61,8% (40.528) das inscrições, enquanto os homens representam 38,2% (25.010). Ao todo 34.946 (53,3%) já concluíram o ensino médio. Os concluintes deste ano de 2023 são 18.364 (28%). Entre os inscritos, 11.778 (18%) são estudantes do 1º ou 2º ano, que vão fazer o Enem com o objetivo de testar conhecimentos. Outros 450 (0,7%) também são treineiros, tendo em vista que não cursam nem concluíram o ensino médio.
Por dentro dos horários
As provas começam às 13h30 pelo horário oficial de Brasília, e terminam às 19h, no primeiro dia, e às 18h30 no segundo dia. A aplicação das provas para o participante com solicitação de tempo adicional aprovada terá início às 13h30 e término às 20h, no primeiro dia, e às 19h30, no segundo dia. Já a aplicação das provas para o participante com solicitação de recurso de videoprova em Libras aprovada terá início às 13h30 e término às 21h, no primeiro dia, e às 20h30, no segundo dia, em todos os estados e no Distrito Federal.
A abertura dos portões de entrada será às 12h, e o fechamento, às 13h pontualmente. A recomendação é que os candidatos cheguem ao local da prova com meia hora de antecedência. Depois que os portões estiverem fechados, os alunos retardatários não poderão realizar a prova.
Os candidatos devem conferir seus locais de prova por meio do cartão de inscrição, disponível na Página do Participante . Para acessá-la, os candidatos devem fazer o login, via plataforma Gov.br, e informar o CPF e a senha.
O que levar?
Nos dias das provas, os participantes devem levar o cartão de inscrição impresso, documento de identificação válido com foto, físico ou digital (algumas versões digitais serão aceitas, como e-Título, Carteira Nacional de Habilitação Digital e RG Digital. No entanto, o candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal, pois capturas de tela não serão válidas), e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
Lanches, bebidas não alcoólicas, artigos religiosos (como quipá e véu) e materiais de acessibilidade (máquina de escrever em braille, sorobã, lupa etc.) são permitidos, desde que possam ser vistoriados pelos fiscais.
Celulares ou qualquer outro aparelho eletrônico podem ser portados pelos candidatos desde que eles permaneçam guardados no envelope porta-objetos durante todo o tempo de duração da prova. Caso os equipamentos emitam sons, mesmo que dentro do envelope, o participante será eliminado do Enem. Os envelopes porta-objetos devem ficar lacrados e identificados durante toda a permanência do candidato na sala de aula.
Para levar o caderno de questões para casa, é preciso o candidato sair nos últimos 30 minutos. A divulgação do gabarito está prevista para 24 de novembro, e o resultado do Enem 2023 será divulgado em 16 de janeiro de 2024.
Para que serve o Enem?
As notas do Enem podem ser utilizadas pelos estudantes que concluíram o Ensino Médio para concorrer a vagas no ensino superior público e privado, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Fonte: Secom