A International Society for Horticultural Science (ISHS), Associação Moringa do Brasil, Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus Ilhéus (IFBA), com apoio do Sergipe Parque Tecnológico (Sergipetec), Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri) realizam o ‘III Simpósio Internacional de Moringa (III International Symposium on Moringa – ISM), de 8 a 10 de novembro de 2023, no Sergipetec.
A 1ª edição do ISM foi realizada no período de 15 a 18 de novembro de 2015 em Manila – Philipinas, a 2ª edição do ISM foi realizada de 10 a 13 de novembro de 2019 em Pretória – África do Sul e a 3ª edição do ISM será realizada em São Cristóvão/SE, Brasil, de 8 e 10 de novembro de 2023, no Sergipetec, com estimativa de mais de 200 participantes de todo o mundo.
O ISM é um evento para divulgação de trabalhos, produtos e pesquisas desenvolvidas em relação à Moringa Oleifera Lam (moringa), que engloba várias áreas temáticas: produção agrícola, processamento de óleo, tratamento de água e efluentes, bioatividades, farmacologia, alimentação animal e utilização em geral da moringa.
O público-alvo é composto por pesquisadores, professores, doutorandos, mestrandos, alunos de iniciação científica, pesquisadores de institutos e empresas de extensão rural, profissionais de indústrias, produtores, agricultores familiares e ONGs em geral.
Nesta edição, serão apresentados os resultados científicos mais recentes, bem como aplicações práticas e mesas redondas focadas na geração e implementação de novos negócios, utilizando a moringa como fator de desenvolvimento econômico principal. O evento unirá teoria científica e ação, permitindo um diálogo rico e produtivo sobre o assunto.
Sobre moringa
Moringa (Moringa Oleifera), nativa da Índia cresce nas regiões tropicais e subtropicais do mundo e é uma planta altamente valorizada, utilizada na indústria de alimentos, farmacêutica e para outros fins industriais.
A planta é rica em nutrientes devido à presença de uma variedade de fitoquímicos essenciais presentes em suas folhas, vagens e sementes. Acredita-se que a Moringa forneça sete vezes mais vitaminas C do que laranja , dez vezes mais vitamina A do que cenoura, 17 vezes mais cálcio do que leite , nove vezes mais proteína do que iogurte, 15 vezes mais potássio do que banana e 25 vezes mais ferro do que espinafre, e essas características fazem com que a Moringa seja classificada como um superalimento.
Fonte: Secom