Mais de cinco mil estudantes e profissionais da rede pública de ensino de Sergipe reuniram-se nesta quarta-feira (1º), no Ginásio Constâncio Vieira, em Aracaju, para a maior revisão preparatória para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Realizada pelo Governo do Estado, a ‘Revisão Final do Preuni’ ainda foi transmitida pelo canal da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) no Youtube, possibilitando o acesso às dicas e alegria do evento também aos estudantes que não puderam comparecer presencialmente ao aulão.
O evento é uma promoção do Programa Pré-Universitário (Preuni), vinculado ao Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase) da Seduc e, neste ano, trouxe como tema o ‘Multiverso de Possibilidades’. Os alunos participantes contaram com dicas dos professores do Preuni da Seduc que, de maneira lúdica, explicaram sobre os conteúdos de todas as áreas do conhecimento exigidos na prova do Enem 2023.
Segundo o secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, a programação foi planejada para que os conteúdos da revisão geral fossem intercalados com momentos lúdicos e de descontração, de forma a tornar o momento mais atrativo para os estudantes. “Nossos alunos estarão mais preparados para que, nos próximos dias 5 e 12, possam apresentar o seu potencial máximo. A gente acredita que a escola pública pode ocupar lugares mais importantes no cenário das universidades e a gente investe muito nisso, não só em recursos, como também em muito trabalho, dedicação e confiança, pois acreditamos que eles podem realizar esse sonho”, afirmou o gestor da Seduc.
O sonho de Graziela da Silva, 18, é ser delegada ou policial, e para realizar esse objetivo os primeiros passos no planejamento da estudante são a aprovação no Enem e a conquista de uma vaga no curso de Direito. “Aqui temos a oportunidade de aprender ainda mais e, assim, conseguir uma boa nota no Enem, o que é muito importante, principalmente para o curso que quero. Agradeço muito a oportunidade de estar aqui, porque fazer Direito é o meu sonho, e não vou desistir até conseguir”, contou a estudante do Centro de Excelência Emiliano Ribeiro, em São Domingos, no agreste do estado.
O estudante José Wilson, 17, pretende cursar Ciências da Computação, e explicou que a revisão oferece mais segurança para que os alunos possam fazer o Enem com mais tranquilidade. “Esse aulão é muito importante, porque podemos revisar o conteúdo que vimos o ano todo e chegar mais preparados para o Enem, para responder melhor às questões, pois aqui tudo é dado mastigadinho, é muito bom. E as brincadeiras nos ajudam também a desestressar”, disse o aluno do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, de Aracaju.
De acordo com Kauã Bryn, 18, o evento ajuda a relembrar os principais conteúdos aprendidos ao longo do ano. “É de grande importância para a gente rever tudo o que estudamos, e é um momento para nós, jovens do ensino médio público, revermos também nossas estratégias para colocar em prática no dia da prova. Quero cursar Medicina e, ao longo do ano, a equipe pedagógica do Centro de Excelência Gilberto Freyre me ajudou muito para a realização desse sonho. Acho muito importante esse carinho e apoio que tivemos”, destacou.
A diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Eliane Passos, informou que a Seduc disponibilizou 158 veículos, sendo 23 vans, 60 micro-ônibus e 75 ônibus para que alunos dos 75 municípios sergipanos pudessem comparecer ao encontro. “Hoje foi a culminância de uma série de ações que nós desenvolvemos ao longo da trajetória estudantil dos nossos alunos em toda a Educação Básica. Então, este encontro tem um efeito muito positivo. Neste momento, a gente dá dicas e dizemos aos alunos: tudo o que fizemos na sua trajetória estudantil valeu muito a pena, você está preparado. O investimento do Governo de Sergipe foi muito amplo, no translado dos meninos, no acolhimento, na segurança, nos insumos necessários, como o material apostilado para eles acompanharem a revisão entre outros”, apontou a diretora do Dase.
Acolher
Além dos conteúdos didáticos, a revisão contou com a presença de profissionais do Programa Acolher, que ofereceram suporte psicossocial aos estudantes.
Para a psicóloga Andressa Oliveira, o acolhimento profissional aos alunos oferece um suporte emocional neste momento de transição, quando a maioria deles estão concluindo o Ensino Médio e planejando o ingresso no nível superior e o início da construção de uma carreira profissional. “Trouxemos um espaço aconchegante para que eles pudessem vir aqui e verbalizar angústias que são constantes neste período do Enem. Estamos aqui com 12 profissionais, e os estudantes vieram ter essa conversa, pois é um momento de transição e questionamentos quanto ao futuro”, relatou.
Apoio
A ‘Revisão Final do Preuni’ contou com o apoio do Banco do Estado de Sergipe (Banese). Além do patrocínio para organização logística do evento, o Banco concederá Cadernetas de Poupança do Banese, no valor de R$ 2 mil cada uma, para os dez alunos melhores classificados nas provas do Enem, como mais uma forma de estímulo aos estudantes.
“Mais uma vez, o Banese está apoiando este grande evento em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, incentivando a juventude do nosso estado”, enfatizou o diretor de Gestão Estratégica e Tecnologia do Banco, Kleber Dantas.