Um técnico de informática foi alvo de uma operação do Departamento de Crimes contra o Patrimônio (Depatri) para cumprir um mandado de busca e apreensão. Ele é suspeito de acessar indevidamente e sem autorização câmeras de notebooks de algumas de suas clientes. A ação aconteceu ontem (24), no bairro Jabotiana, em Aracaju.
O Depatri investiga denúncias contra o suspeito desde o mês de abril. Duas vítimas relataram à polícia que um aplicativo suspeito foi localizado em seus notebooks. Os equipamentos foram periciados no Instituto de Criminalística e foi detectado que havia um aplicativo espião nos PCs. Nos levantamentos realizados, os policiais obtiveram informações de que os acessos partiram de um técnico de informática que havia prestado serviço às vítimas.
Na sequência das investigações, a equipe do Depatri coletou provas que justificaram a representação do mandado de busca e apreensão, que foi deferido pela Justiça.
No cumprimento da ordem judicial, os policiais apreenderam vários aparelhos eletrônicos, que foram encaminhados para análise pericial.
Durante a ação, o técnico em informática confessou que havia instalado o aplicativo conhecido como ‘TrackView’, que pode ser utilizado para acesso às câmeras sem autorização das vítimas. Ele também revelou que, por algumas vezes, teria acionado o aplicativo, tendo acesso às imagens “ao vivo” das vítimas, sendo todas elas mulheres. A investigação continua, com o objetivo de identificar outras vítimas desse crime.
Como checar se o ‘TrackView’ está instalado
Para verificar se o aplicativo foi instalado em seu computador, a pessoa deve acompanhar o seguinte roteiro: acessar no Windows o “Painel de Controle”, em seguida, ir até “Programas e Recursos” e, por fim, checar se na lista de aplicativos instalados existe o ‘TrackView’.
*Com informações SSP