No último domingo (22), a Universidade Tiradentes (Unit) protagonizou um vestibular que ficará marcado por sua abordagem inovadora. Diferentemente dos vestibulares convencionais, este ano a Unit introduziu dois momentos cruciais que envolveram não apenas os candidatos, mas também suas famílias.
Inicialmente, escolas parceiras estiveram presentes para acolher e tranquilizar os estudantes antes da prova. “Sabemos que há uma questão de nervosismo natural que eles enfrentam, então o papel deles é muito importante, de acolhimento e de trazer uma calma mais emocional para que possam realizar a prova da mesma forma”, destaca o pró-reitor de Marketing, Comercial e Relacionamento da Unit, Luis Carlos Beltrami.
No segundo momento, mais de 150 pais foram recebidos na arena do Tiradentes Innovation Center, onde puderam conhecer a estrutura da universidade. “Nesse momento, apresentamos a estrutura, os cursos, internacionalização, os benefícios, o nosso modelo pedagógico, e em seguida levamos eles para fazer um tour. Visitamos alguns laboratórios, um curso de simulação, onde houve uma apresentação. Foi um momento muito gratificante, pois tiraram muitas dúvidas, além da aproximação, não só com os alunos, como já fazemos nos portões abertos, mas também com os pais”, explica.
Beltrami ainda ressalta a importância desses momentos. “A grande importância de toda essa ação é conseguirmos nos conectar e fortalecer o relacionamento tanto com o aluno quanto com seus pais. Efetivamente, conseguimos apresentar estruturas e benefícios, fazendo com que se sintam participantes do nosso processo de ensino-aprendizagem e da nossa universidade, já que esse processo é criado de forma conjunta. É aí que reside toda essa importância e entendemos que estamos aprimorando a cada semestre nesse aspecto”, destaca.
O vice-reitor da Unit, Jouberto Uchôa Júnior, enfatiza o compromisso da instituição com a excelência acadêmica e o sucesso dos alunos. “Nosso corpo docente está comprometido em preparar os alunos para os desafios do mundo real, equipando-os com o conhecimento e as habilidades necessárias para prosperar em suas carreiras. Estamos orgulhosos de oferecer uma educação de qualidade que vai além dos livros didáticos, abraçando a inovação e a visão de futuro”, ressalta.
Importante notar que o processo seletivo para o curso de Medicina da Unit também abrangeu cidades como Salvador e João Pessoa, ampliando as oportunidades de ingresso na instituição e consolidando sua posição como referência no ensino superior.
Aspirações dos candidatos
Cristiane Matos, egressa da Unit e mãe de uma candidata, compartilha sua emoção por ver a filha Mariana prestigiando o vestibular na mesma instituição onde estudou. “Minha filha Mariana Matos está prestando para Psicologia pela primeira vez. Estou muito emocionada por ela estar fazendo vestibular também, em um lugar que já foi um ambiente que eu já estudei”, esclarece.
A candidata ao curso de Psicologia, Mariana Matos, expressa seu entusiasmo com a escolha e a instituição. “Quero cursar Psicologia, já que eu sempre me identifiquei com o curso, é um curso que eu gosto muito e eu tenho muito interesse pela área. Sempre fui apaixonada pelo campus da Unit e seu ensino, querendo ou não, psicologia o curso se destaca, então não tinha como não ser essa opção”, revela.
Ane Catarine Gomes Vieira, candidata com preferências em Direito e Estética e Cosmética, revela sua alegria pela oportunidade de estudar na Unit. “Minha primeira opção é Direito e a segunda opção Estética e Cosmética. Direito é uma área que sempre me interessou e Estética também. Então qualquer uma das duas que eu passar vai ser uma alegria muito grande para mim”, elenca.
Fonte: Asscom Unit