Banese e cooperativas de transporte intermunicipal debatem crédito para renovação de frota

Atendendo a uma solicitação do Governo de Sergipe, feita através da Secretaria de Estado da Casa Civil, o Banese promoveu uma reunião com os presidentes das cooperativas de transporte intermunicipal de passageiros atuantes nos 75 municípios. O objetivo do encontro foi ouvir as dificuldades enfrentadas pelos cooperados para financiar um veículo novo ou seminovo – com até seis anos de uso, e com base nos relatos desenhar uma linha de crédito visando renovar a frota e garantir aos sergipanos mais conforto e segurança nas viagens.

Os presidentes das cooperativas fizeram considerações sobre os financiamentos disponíveis no mercado, indicando os gargalos que dificultam a efetivação da contratação. Participaram da reunião os presidentes da Coopertalse, Coagreste, Coopetaju, Via Norte, Transertão, Coopervan, Coopase e Coopersertão; o diretor de Crédito e Serviços do Banese, Wesley Cabral; o superintendente e a regional de Desenvolvimento do Banco, Gustavo Novaes e Tais Rios; e o diretor de Transportes do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Everton Menezes.

“Nosso objetivo é construir um processo que certamente oferecerá excelentes condições para os cooperados, tanto em percentual de juros e prazo para pagamento. Sabemos que a realidade de cada grupo é bem distinta, e por isso realizamos esse momento, para ouvir sugestões e saber até onde poderemos flexibilizar, pois o nosso intuito é realmente ser um facilitador da renovação da frota, e dessa maneira ajudar no desenvolvimento da nossa economia, que tem essencial colaboração do transporte intermunicipal”, declarou o presidente do Banese, Marco Queiroz.

De acordo com o representante do DER, o sistema de transporte intermunicipal de passageiros é composto por cerca de duas mil pessoas trabalhando diretamente no setor. As oito cooperativas, juntas, possuem cerca de 600 veículos, e realizam aproximadamente 100 mil viagens por mês. Três cooperativas realizam o chamado transporte primário, que acontece da capital para o interior, e cujos veículos devem ter até 12 anos de vida útil. Já as outras cinco fazem o secundário, entre os municípios interioranos, onde é permitido tempo de uso de até 14 anos.

“O governador Fábio Mitidieri tem buscado fomentar o sistema de transporte intermunicipal de várias maneiras, e uma delas é o financiamento de veículos através do Banese. Atualmente, cerca de 30% da frota é nova, ou seja, 180 veículos, e o restante está no tempo médio de uso. Esse apoio para renovação da frota é necessário, porque os custos operacionais da atividade cresceram muito nos últimos anos. Em 2022, por exemplo, um micro-ônibus novo custava R$ 450 mil, esse ano está em R$ 620 mil. Na contramão dos custos, houve queda na demanda em virtude do crescimento de veículos por aplicativo e dos clandestinos”, explicou Everton Menezes.

Para a presidente da Cooperativa de Transporte Alternativo de Passageiros do Estado de Sergipe (Coopertalse), Karina Barbosa, a reunião foi um passo muito importante dado pelo Governo e pelo Banese em prol do setor. “Temos muito a agradecer por esse momento, em que o Governo e o Banese se uniram para entender como funciona o transporte intermunicipal e nos ajudar. A reunião foi bastante produtiva. Tenho certeza de que as tratativas avançarão e que colheremos bons frutos, afinal de contas, uma frota renovada é boa para o povo e para o estado”, avaliou.

Fonte: Ascom Grupo Banese

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