Estou falando da “Guerra que envolve Rússia e Ucrânia”, cujo inicio ocorreu no dia 24 de fevereiro de 2.022, às 5,40 horas da manhã, momento em que a maioria da população ucraniana ainda dormia, sob um frio intenso; na Rússia Vladmir Putin , dava ordens aos seus soldados e artilharia para iniciar o ataque contra seu país vizinho. Rapidamente misseis balísticos foram lançados. Diante do ataque a Ucrânia, o mundo, além de surpreso, pois tudo foi feito sem aviso prévio, ficamos também indignados . O ataque era covarde devido a
desproporção entre os dois países; uma Ucrânia frágil frente a maior potência nuclear do planeta. Diante de tantos protestos, e da comoção internacional e de muitos russos, Putin resolveu fazer uma declaração em rede internacional, dizendo:
- Em primeiro lugar, não se trata de uma guerra e sim de uma Operação Militar Especial.
- Esta operação durará apenas “UMA SEMANA”, quando os ucranianos irão se render e Zelenski será deposto. E, continuou dizendo: Os objetivos desta operação são:
- Desnazificação da Ucrânia;
- Reconhecimento por parte da Ucrânia e dos órgãos internacionais da legitimidade da anexação da Criméia pela Rússia, por direitos históricos;
- Alivio das sanções sofridas pela anexação da Criméia;
- Indignação da saída da Ucrânia do Bloco da CEI e tentativa de ingressar no Bloco Europeu e OTAN;
- Declarou ainda que que Zelenski apoiava o nazismo e que ao depô-lo estaria prestando um favor aos ucranianos;
- Exigia ainda a independência de Donetz e Luhanski duas cidades do leste da Ucrânia com maioria de população russa;
Todas essas justificativas e declarações foram consideradas ilegais pelos organismos internacionais. A ONU marcou uma reunião extraordinária e a Assembleia bem como empresários e outros países decidiram impor sobre a Rússia sanções extremas sob o ponto de vista econômico, como por exemplo sua exclusão do Sistema Global Financeiro e restrições sobre exportações e importações. As decisões tomadas contra a Rússia levaram o fechamento de grandes conglomerados transnacionais em território russo . Segundo analistas esta seria a arma mais fatal para pressionar Rússia assinar um acordo de Paz, o que não aconteceu. Embora a economia da Rússia tenha sofrido um abalo com as sanções, poderia ser muito pior se não fosse a ajuda econômica oferecida pela China e pela Índia.
Atualmente a Rússia encontra-se isolada em relação ao comércio e ao mundo financeiro ocidental, o rublo (moeda russa) está desvalorizada quase cem vezes em relação ao dólar.
- Para comprar 1 dólar o russo necessita de 99,87 rublos,
- A inflação fechou 2.024 em 21,ll %.
Esses fatores dificultam a vida do povo russo aumentando o desemprego e o preço da comida.
Pois bem! passou 1 semana, duas e sucessivas outras semanas, no dia 25 de fevereiro a guerra completa quatro anos sem perspectiva de se chegar a um acordo, pois Putin, disse em alto e bom som, o seguinte “NÃO SAIREI DESTA GUERRA DE MÃOS VAZIAS”.
Quanto a Ucrânia com ajuda financeira e armamentista do Bloco Ocidental, principalmente dos EUA, vem resistindo, mas já se transformou em um cemitério de destroços e cadáveres.
Por professor Marcos Antonio Moraes
*Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados. Ele não reflete, necessariamente, a opinião do povaojornal.com.br