A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), esteve presente nesta terça-feira (28), no I Seminário Presencial Leitura e Escrita na Educação Infantil de Sergipe (Leei Sergipe) – Formadores Regionais e Municipais, promovido pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), como parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada do Ministério da Educação. O evento ocorrido em Aracaju, reuniu representantes dos 75 municípios sergipanos.
Acompanhada da equipe da Coordenação Pedagógica da Semed, nas representações dos técnicos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais, a secretária Adriana Carvalho participou da solenidade de abertura e destaca a importância de preparar as equipes para que o município avance na alfabetização dos alunos socorrenses.
“Temos um compromisso de mudar a realidade da educação do nosso município. O nosso objetivo é trabalhar para que as nossas crianças saiam da educação infantil sabendo ler e escrever, garantindo o fortalecimento da alfabetização e promovendo avanços nos índices de Socorro. A educação infantil é a base para que possamos ofertar, cada vez mais, uma educação de qualidade para os socorrenses”, destaca a secretária da Educação, Adriana Carvalho.
A coordenadora pedagógica da Semed e articuladora Estadual do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada/MEC, Fabiana Araújo, destaca que o evento, que reúne técnicos e professores, tem o objetivo de que os participantes multipliquem os conhecimentos adquiridos nos municípios sergipanos.
“Temos três formadores municipais, que estão fazendo capacitação e hoje é o primeiro encontro presencial de todos os formadores de estado de Sergipe. Eles serão multiplicadores do nosso município. Então é muito importante a nossa participação enquanto Secretaria Municipal da Educação, porque é aqui onde nós vamos conhecer ainda mais o programa, vamos participar de oficinas e essas oficinas serão multiplicadas com os nossos professores lá no chão da escola. Toda a equipe da educação infantil e dos anos iniciais também vieram para dar esse apoio”, diz a coordenadora.
O Seminário é focado no desenvolvimento da oralidade e da escrita e tem o objetivo de promover o desenvolvimento da prática pedagógica inclusiva com qualidade, refletindo sobre as concepções de criança e educação infantil, com um olhar sensível para as diferenças das infâncias e cenários em que elas se encontram.
“A gente entende como algo muito rico e um projeto muito importante para o município de Nossa Senhora de Socorro, uma vez que a gente vai trabalhar de uma forma bem tranquila, a transição da educação infantil para o ensino fundamental, que às vezes é algo que acontece de forma muito abrupta para as crianças e eles estranham muito. É uma forma de abrir nossas perspectivas com novos métodos, articular e utilizar novas estratégias dentro da educação infantil, é algo que acredito que só venha beneficiar mesmo o público das creches, das EMEIs, só melhorar realmente o que já vem acontecendo nesses dias no nosso município”, pontua a coordenadora da Creche Vovô Jason de Gois da Silva e formadora municipal, Jéssica Ferreira dos Santos.
Fonte: Secom Socorro