O programa Coleta Externa do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) acontece neste sábado, 30, das 8h às 15h, na Igreja Comunidades Nações, no bairro Atalaia em Aracaju. A ação solidária tem como objetivo aproximar o Hemocentro da população, promovendo o acesso dos sergipanos ao serviço, e garantindo a manutenção dos estoques sanguíneos para atendimento transfusional de pacientes assistidos na rede hospitalar do Estado.
De acordo com o enfermeiro coordenador da Coleta, Roney Bantim, a estrutura é preparada para atender simultaneamente seis doadores com conforto e segurança. “O serviço de doação de sangue cumpre critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, por isso, que a cada coleta preparamos um espaço acolhedor, onde o cidadão possa fazer sua doação de forma tranquila”, ressaltou.
Atendimento transfusional
O Hemocentro de Sergipe realiza captação, coleta, análises sorológicas, testes de compatibilização, fracionamento e distribuição do sangue e hemocomponentes para a hemorrede de Sergipe. Essa rede de assistência é composta por 37 unidades de saúde, dentre elas o Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), hospitais regionais e maternidades, que realizam uma média mensal de 2.400 transfusões de concentrado de hemácias, plaquetas ou plasma.
Condições
Para doar sangue é preciso estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, peso acima de 50 kg, e comparecer ao serviço bem alimentado portando documento de identificação original e oficial com foto. Na noite anterior à doação, o doador deve dormir pelo menos seis horas e não ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.
Mais informações podem ser consultadas através dos telefones (79) 3225-8019 e 3225-8039.
Fonte: Secom