Investimentos realizados na segurança pública posicionam Sergipe como estado mais seguro do Nordeste


De acordo com levantamento da SSP, tendência é de que o estado desponte mais uma vez como o mais protegido entre os nove nordestinos

Sergipe é considerado o estado mais seguro da Região Nordeste, segundo estudo divulgado pelo Ministério da Justiça em 2023. Para chegar a este patamar, a tendência de redução dos registros de mortes decorrentes de homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte deve ser mantida, segundo dados obtidos e validados pelo Monitor da Violência. O estado apresentou queda de 22,6% dos crimes, numa comparação entre 2022 e 2023, e a marca inspira confiança de que as forças de segurança estão presentes e disponíveis para a garantir a tranquilidade e o bem-estar da população.

Outros estudos que asseguram a boa conjuntura e desenvolvimento sergipanos foram divulgados este ano pela Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (Ceacrim), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). Segundo o levantamento, Sergipe registrou o menor número de crimes violentos em 21 anos. Apenas nos homicídios, a redução foi de 29,8% entre os meses de janeiro e setembro de 2003. No recorte da capital, a taxa de homicídios por 100 mil habitantes reduziu em 70% em oito anos, saindo de 48,63 para 14,31. No interior, o destaque foi para o município de Itabaiana, que registrou queda de 87% na taxa de homicídios por 100 mil habitantes, saindo de 78,4, em 2016, para 9,67, em 2024. Os dados são referentes ao período entre janeiro e setembro e foram mapeados pela Ceacrim.

Os números da Secretaria de Segurança Pública foram corroborados por turistas que vieram curtir o calendário festivo em Sergipe, como o casal Antônio Oliveira e Etiene Soares, que passou férias em fevereiro deste ano na praia do Abaís, no município de Estância, litoral sul, e se surpreendeu com a segurança local. “Em Vitória [ES] não dá para ficar assim à vontade. É o tempo todo vigilante, com medo de alguém roubar nossa bolsa ou celular. Há muito tempo meu marido tenta me convencer a mudar para cá. Depois desta última experiência estou realmente considerando vir definitivamente”, declarou a funcionária pública, a respeito de trocar o estado capixaba por Sergipe, após sua experiência no Réveillon e Verão Sergipe, na praia do Abaís. “A sensação que dá é de que o Estado está com a gente”, completou.

De acordo com o governo estadual, para assegurar a boa posição no país, Sergipe reforçou a presença das instituições da segurança pública em todo o território sergipano. As quatro instituições que formam a SSP (polícias Civil, Militar e Científica e o Corpo de Bombeiros), juntas, já somam mais de 300 novos servidores convocados – foram empossados novos peritos para a Polícia Científica, mais soldados para o Corpo de Bombeiros e novos oficiais investigadores da Polícia Civil. Além disso, atualmente estão em andamento os trâmites legais para mais um concurso público em Sergipe. O novo certame já está autorizado para provimento de 300 vagas de soldado na Polícia Militar, além de 30 oficiais e cinco oficiais médicos para a corporação.

Fotos: Erick O’Hara e Jorge Henrique

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias Relacionadas

Categorias

ACESSE TAMBÉM

colunas e artigos

A Pokante No Ar

Aida Brandão

Meio Ambiente

Thiago Carlindo

Redes Sociais

Abrir bate-papo
Povão Jornal 35 Anos
Olá 👋
Em que podemos ajudar?