O Tiradentes Innovation Center (TIC), centro de inovação sediado em Aracaju e ligado ao Grupo Tiradentes, foi reconhecido nacionalmente como destaque entre os ambientes e ecossistemas de inovação e empreendedorismo. Ele foi agraciado no Top 100 Open Startups, premiação concedida anualmente pela 100 Open Startups, uma plataforma de inovação aberta que conecta startups e grandes empresas no Brasil.
Dentro do Ranking 100 Open Startups, o TIC foi premiado na categoria Ecossistema, alcançando o TOP 1 do Estado de Sergipe como Ecossistema Regional de Entidades Privadas, além de receber o reconhecimento nacional na categoria Destaques TOP Ecossistemas. O prêmio foi entregue no último dia 17 de outubro, em uma cerimônia no hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.
No evento, o Tiradentes Innovation Center foi representado no evento pelo seu presidente, Domingos Sávio Machado, que destacou o reconhecimento como resultado do compromisso com a inovação e do trabalho contínuo para fomentar o ecossistema de startups e empreendedorismo em Sergipe. “Ficamos muito felizes em poder colocar Sergipe no mapa dos destaques de Ecossistemas de Inovação do Brasil. Agradeço a todos que contribuíram para essa conquista: ao nosso competente e dedicado time, às nossas startups, mentores, parceiros, mantenedores, a toda nossa comunidade (UNIT/ITP/TIC) e ao promissor ecossistema de inovação de Sergipe”, agradeceu Domingos.
O TIC
O Tiradentes Innovation Center foi criado em 2019, como um centro de inovação dedicado a conectar pessoas, instituições e fomentar a inovação e o empreendedorismo na área de novas tecnologias que possam impactar a economia, a sociedade e o futuro da educação. É um dos componentes do Ecossistema Tiradentes, que reúne e congrega as estruturas, os serviços e os profissionais do próprio TIC, da Universidade Tiradentes (Unit) e do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP).
O TIC oferece incubação de startups utilizando a metodologia do Massachusetts Institute of Technology (MIT), arenas e ambientes colaborativos para eventos e capacitações, bem como um Fab Lab credenciado internacionalmente para prototipagem e fabricação digital. Além disso, ele fornece soluções corporativas, como elaboração e acompanhamento de planejamentos estratégicos, suporte e execução de projetos de inovação aberta, visando a criação de produtos e soluções personalizadas para impulsionar empresas e o mercado em geral.
“São instituições que estão se unindo em prol de um objetivo em comum e buscando as demandas que a sociedade precisa. Estamos aqui muito mais do que para propor soluções. É escutar as demandas e aí, sim, internamente criar um processo de inovação aberta, para saber como é que a gente inova dentro das empresas. A ideia é que a gente transforme a inovação, as patentes e a ciência em algo que possa ser utilizado pela sociedade e que traga um impacto econômico e social mais direto. É essa linguagem do ecossistema do Grupo Tiradentes que a gente está trazendo para a sociedade, e estamos prontos para fazer o desenvolvimento da nossa região”, explica Domingos Machado.
Outros premiados
A premiação do 100 Open Startups também contemplou a startup sergipana Baasic, incubada no Tiradentes Innovation Center e especializada em serviços financeiros para empresas e negócios. Ela ficou no ranking entre as TOP 10 nacionais na categoria Fintechs. O Sebrae Sergipe, unidade estadual do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), também foi reconhecido pelo mesmo prêmio, na categoria Agentes Locais Sistema S, Entidades Públicas, Sindicais e Patronais.
A 100 Open Startups reconhece as corporações líderes em inovação aberta e as startups mais atraentes para o mercado corporativo, além de destacar agentes do ecossistema que impulsionam a expansão dessa prática. Em sua 9ª edição, a plataforma conta com 7 mil corporações e 13 mil startups participantes, sendo o maior ranking corporativo da América Latina.
Fonte: Asscom Unit, com informações do TIC