Na manhã desse sábado (07), o 28º Batalhão de Caçadores, realizou a solenidade de entrega de espadas aos mais novos Aspirantes a Oficial da Reserva do Exército Brasileiro.
O Comandante, TC Ricardo Pereira Barreto, inicialmente condecorou com a Medalha Tomaz Coelho, o aspirante Guilherme Patrício Loiola, 1º colocado no curso. A seguir convidou as madrinhas para entregarem as espadas aos respectivos afilhados, que realizaram, pela primeira vez, o compromisso à Bandeira e saudação ao pavilhão nacional, símbolo máximo da nossa pátria.
Na mensagem do chefe do departamento de educação e cultura do exército, aos concludentes do curso de formação de oficiais da reserva 2024, destacou que o exército brasileiro cumpriu a missão de entregar à nação mais uma turma de aspirantes a oficial. Depois de 1 ano de capacitação e desenvolvimento de atributos, aprenderam muito mais que atirar, progredir, marchar e planejar. Aprenderam a desenvolver o sentimento de civismo e patriotismo.
A missão do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva – NPOR, consiste na formação moral, física, técnica e profissional do Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, para que possa desempenhar suas funções elementares, na paz ou na guerra. O primeiro critério de seleção para ser aluno, é obrigatoriamente, estar matriculado em um curso superior, além do mérito intelectual e físico.
O curso compreende dois períodos: o Básico e o de Formação/Aplicação. Para os Aspirantes-a-oficial convocados para o serviço ativo do Exército, o de Formação/ Aplicação é complementado com Estágio de Instrução durante oito meses. Se concluir, poderá ser promovido a 2º Tenente e ingressar no Estágio de Instrução Complementar, durante três anos; estando apto a ser promovido a 1º Tenente e permanecer na Força Terrestre por um período total máximo de sete anos.
Ao encerrar a solenidade, o comandante convidou as autoridades, familiares e amigos do 28BC para acompanharem a saída solene dos novos oficiais da reserva.
Por Acrizio Campos – DRT 2813/SE