Na próxima quinta-feira (23), o 28º Batalhão de Caçadores (BC), sob o comando do tenente coronel Ricardo Pereira Barreto, celebrará ‘o Dia da Arma de Infantaria’, uma data de profundo significado histórico e militar. Este dia é dedicado à memória do Brigadeiro Antônio de Sampaio, ilustre patrono da Arma de Infantaria, cuja bravura e sacrifício marcaram os campos de batalha durante a Guerra do Paraguai.
A solenidade será realizada nas instalações do próprio batalhão, localizado no bairro 18 do Forte, Zona Norte de Aracaju.
O Dia da Arma de Infantaria é celebrado no Exército Brasileiro em homenagem ao dia da morte do Brigadeiro Antônio de Sampaio, abatido, nos campos de Tuiuti, no dia de seu aniversário. O Brigadeiro Sampaio também se destacou por sua bravura nas batalhas da Campanha da Tríplice Aliança.
Uma das Divisões comandadas pelo Brigadeiro ficou conhecida como “Divisão Encouraçada”, tal o vigor de verdadeira muralha contra os projéteis inimigos. A história da Rainha das Armas, como a Infantaria é conhecida, no contexto mundial, é quase tão antiga quanto a da própria guerra.
Em situações de conflito, os exércitos da antiguidade empregavam o combate corpo a corpo e alguns armamentos, como espadas e bastões. A Infantaria tem como característica essencial a aptidão para combater a pé, em todos os tipos de terreno e sob quaisquer condições meteorológicas, podendo utilizar variados meios de transporte. Uma de suas missões é conquistar e manter o terreno, aproveitando a capacidade do infante de progredir em pequenas frações, difíceis de serem detectadas. Isso permite que ele se aproxime do inimigo para travar o combate corpo a corpo.
*Com informações EB